Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

08/04/2016

Descrita estrutura externa do vírus zika

Com informações da Agência Brasil

Estrutura do vírus zika

Depois de mostrar as primeiras imagens do vírus zika, ainda em preto e branco e pouco claras, pesquisadores agora desvendaram a estrutura completa do vírus.

Embora não seja uma imagem de microscópio, a descrição da estrutura do zika - o chamado "envelope viral" - é mais importante cientificamente porque abre o caminho para estudos sobre tratamentos e vacinas contra a doença.

Parecido com o vírus da dengue

O trabalho, publicado na revista científica Science, revela que a estrutura do zika é muito semelhante à de outros flavivírus, a família de vírus que inclui a dengue, a febre-amarela ou a febre do Vale do Nilo.

Apesar das semelhanças, em particular com a dengue, o zika parece ter uma estrutura ligeiramente diferente em uma área que, na dengue, facilita a ligação aos anticorpos e aos receptores do hospedeiro.

Para o autor da pesquisa, Richard Kuhn, quaisquer regiões do zika que sejam únicas no vírus têm o potencial de explicar diferenças na forma como o vírus é transmitido e como se manifesta enquanto doença.

Descrita estrutura externa do vírus zika
[Imagem: Kuhn/Rossmann Labs/Universidade Purdue]

Mapa do vírus

"A estrutura do vírus fornece um mapa que mostra potenciais regiões do vírus que poderão ser alvo de um eventual tratamento, usadas para criar vacinas eficazes ou para melhorar a nossa capacidade de diagnosticar e distinguir a infeção por zika de outros vírus relacionados", disse Kuhn, que é pesquisador da Universidade de Purdue (EUA).

Para o cientista, "determinar a estrutura aumenta muito aquilo que se compreende do zika, um vírus de que tão pouco se sabe, e ilumina as áreas mais promissoras para se investigar a forma a combater a infeção".

"A maioria dos vírus não invade o sistema nervoso ou o feto em desenvolvimento graças à barreira sangue-cérebro e à placenta, mas a associação com má-formações no desenvolvimento do cérebro de fetos em grávidas infetadas com o zika sugere que este vírus o faz," disse Devika Sirohi, que participou na pesquisa.


Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Epidemias

Vacinas

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão