Quem tem dieta saudável pode ignorar índice glicêmico

Quem tem dieta saudável pode ignorar índice glicêmico
Outros estudos já haviam mostrado que alimentos de alto índice glicêmico podem até reduzir o peso.
[Imagem: Cortesia de Fábio Vinícius Pires da Silva]

Boas notícias para as pessoas que já estão seguindo uma dieta rica em frutas, legumes e cereais integrais, e pobre em doces.

Um novo estudo em larga escala sugere que esses detentores de uma dieta saudável para o coração não precisam se preocupar em escolher alimentos com baixo índice glicêmico para diminuir o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Pesquisadores reanalisaram os estudos científicos focados na manutenção do peso corporal, fizeram seus próprios experimentos, e não encontraram nenhuma prova manifesta de benefícios na escolha de alimentos de baixo índice glicêmico para esses "comedores saudáveis".

Índice glicêmico

O índice glicêmico é uma medida de quão rapidamente os alimentos que contêm carboidratos - como frutas, cereais e produtos de panificação - elevam os níveis de glicose na corrente sanguínea.

Os cientistas até agora defendiam que os alimentos com alto índice glicêmico - como bananas e massas - são ruins para a saúde do coração e podem aumentar o risco de diabetes.

Mas neste novo ensaio clínico, publicado no Journal of the American Medical Association, os pesquisadores das universidades de Harvard e Johns Hopkins (EUA) não encontraram argumentos suficientes para sustentar essas alegações.

Eles então fizeram um estudo clínico direto, no qual os voluntários seguiram dietas cuidadosamente planejadas com carboidratos com índices glicêmicos altos e baixos. Durante todo o período, os voluntários tiveram um acompanhamento cuidadoso da pressão arterial, níveis de colesterol e sensibilidade à insulina.

Os resultados mostraram pouca diferença entre os alimentos de alto e baixo índice glicêmico na indução de alterações nos três indicadores.

"Ficamos realmente surpresos", diz o Dr. Lawrence Appel, coordenador do trabalho. "Nós não detectamos qualquer benefício claro das dietas com baixos índices glicêmicos sobre os principais fatores de risco para doenças do coração, e não encontramos evidências de benefícios para a prevenção do diabetes."

Dietas populares

Várias dietas populares recomendam escolher carboidratos com pontuação baixa no índice glicêmico, mas isto nem sempre é fácil, já que apenas exames laboratoriais podem determinar o índice glicêmico de um alimento.

E os resultados podem ser inesperados: por exemplo, maçãs têm baixo índice glicêmico, mas melões têm índice glicêmico muito elevado.


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