10/04/2023

Dimensões da vida: Natureza prefere muito grandes ou muito pequenos

Redação do Diário da Saúde
Dimensões da vida: Natureza prefere muito grandes ou muito pequenos
Micróbios e árvores dominam a biomassa da Terra.
[Imagem: Eden W. Tekwa et al. - 10.1371/journal.pone.0283020]

Micróbios e árvores

A vida pode vir em todas as formas e tamanhos, mas a natureza não parece gostar muito dos tamanhos médios, preferindo as faixas de tamanho mais extremas.

Uma pesquisa dos tamanhos dos corpos dos organismos vivos na Terra da atualidade revelou que a biomassa do planeta - o material que compõe todos os organismos vivos - está concentrada em organismos em cada extremidade do espectro de tamanho.

"Essa conclusão - de que a vida na Terra vem predominantemente em tamanhos maiores e menores - foi uma descoberta que nos surpreendeu," disse o professor Malin Pinsky, da Universidade Rutgers (EUA).

"Às vezes parece que mosquitos, moscas ou formigas devem comandar o mundo, mas, quando pusemos em números, descobrimos que nosso mundo é dominado por micróbios e árvores. Esses são os parceiros silenciosos que reciclam os nutrientes e reabastecem o ar ao nosso redor," completou ele.

De fato, os micróbios estão na menor escala dos seres vivos, enquanto as árvores são claramente as maiores, além de serem as mais longevas.

Limite de tamanho para os seres vivos

A pesquisadora Katrina Catalano passou cinco anos compilando e analisando dados sobre o tamanho e a biomassa de cada tipo de organismo vivo no planeta, desde minúsculos organismos unicelulares, como archaea do solo e bactérias, até grandes organismos, como baleias azuis e sequoias.

Eles descobriram que o padrão que favorece organismos grandes e pequenos se manteve em todos os tipos de espécies e foi mais pronunciado em organismos terrestres do que em ambientes marinhos.

"Os maiores tamanhos corporais aparecem em vários grupos de espécies, e seus tamanhos corporais máximos estão todos dentro de uma faixa relativamente estreita.

"Árvores, gramíneas, fungos subterrâneos, manguezais, corais, peixes e mamíferos marinhos têm tamanhos corporais máximos semelhantes. Isso pode sugerir que existe um limite de tamanho superior universal devido a limitações ecológicas, evolutivas ou biofísicas," disse Eden Tekwa, membro da equipe.

Como essas limitações ecológicas variam ao longo das eras, é fácil explicar épocas onde os animais conseguiam ser bem maiores, como na época dos dinossauros.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The sizes of life
Autores: Eden W. Tekwa, Katrina A. Catalano, Anna L. Bazzicalupo, Mary I. O’Connor, Malin L. Pinsky
Publicação: PLoS ONE
DOI: 10.1371/journal.pone.0283020
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Biologia

Bactérias

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.