Divulgado o ranking ambiental das cidades paulistas

Divulgado o ranking ambiental das cidades paulistas
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou o ranking ambiental dos municípios paulistas, avaliados pelo Projeto Estratégico Município Verde Azul.
[Imagem: Divulgação]

Ranking ambiental

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou o ranking ambiental dos municípios paulistas, avaliados pelo Projeto Estratégico Município Verde Azul.

Os 156 primeiros colocados cumpriram todos os itens estipulados no protocolo de intenções proposto pela Secretaria, somando mais de 80 pontos de média. Por esse motivo, receberam o certificado Município Verde Azul. No ano passado, apenas 44 cidades haviam sido certificadas.

Santa Fé do Sul, na região de São José do Rio Preto, manteve-se na liderança pelo segundo ano consecutivo somando 94,4 pontos, seguido por Novo Horizonte e Guaraçaí na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Certificação ambiental

De acordo com a Secretaria, o protocolo de intenções, assinado por todos os municípios paulistas, estabelece dez diretivas ambientais a serem trabalhadas: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. Para ser avaliado, o município precisa apresentar um plano de ação que contemple os dez itens.

Além do aumento do número de cidades certificadas, o projeto Município Verde Azul conseguiu avanços importantes como a redução dos lixões no Estado, que passaram de 143, em 2007, para oito este ano. Outro ponto positivo foi o georreferenciamento de nascentes, levantado ao longo do ano. Ao todo, foram mapeadas 86 mil nascentes nos últimos 12 meses.

Desclassificados

A capital paulista obteve nota 86, porém, por causa de seu passivo ambiental de áreas contaminadas, não obteve o certificado Verde Azul. O mesmo problema também impediu a certificação de outros sete municípios que obtiveram boas médias: Américo Braziliense, Borborema, Guzolândia, Mongaguá, Olímpia, Piedade e Rubinéia.


Ver mais notícias sobre os temas:

Qualidade de Vida

Poluição

Consumo Responsável

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2017 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.