Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

19/06/2015

Dois fatores interagem contra a desonestidade

Redação do Diário da Saúde

Fatores éticos

Quando você vai decidir se adotará uma postura ética frente a uma situação, parecem entrar em jogo dois fatores separados influenciando sua capacidade de autocontrole.

Em uma série de experimentos que incluíam dilemas éticos comuns, como chamar um funcionário doente para trabalhar ou negociar a venda de uma casa, pesquisadores mostraram que esses dois fatores podem interagem para promover ou não o comportamento ético.

O primeiro fator é tentar associar a situação difícil na qual a pessoa se encontra - o dilema ético - com outros incidentes semelhantes já ocorridos.

O segundo fator é antecipar-se à tentação de agir de forma antiética e, mesmo contra o interesse pessoal, forçar-se a agir de forma ética.

Comportamento ético

Os voluntários dos experimentos mostraram-se mais propensos a se envolver no comportamento antiético quando acreditavam que a situação era um incidente isolado e quando não refletiam sobre o significado e as consequências do que estavam fazendo.

Ao inverso, quando os dois fatores foram postos claramente e pesados, os voluntários mostraram-se mais propensos a se comportar honestamente.

Em outras palavras, ao se deparar com um dilema ético, estar ciente da tentação antes de agir desonestamente e pensar sobre as consequências a longo prazo de um mau comportamento ajuda as pessoas a fazerem a coisa certa.

"O comportamento antiético está aumentando rapidamente em vários domínios, que vão dos negócios e da política à educação e aos esportes," comentou Ayelet Fishbach, da Universidade de Chicago (EUA). "Organizações que procuram melhorar o comportamento ético podem fazê-lo ajudando as pessoas a reconhecer o impacto cumulativo de atos antiéticos e fornecendo sugestões de alerta para a próxima tentação."


Ver mais notícias sobre os temas:

Ética

Emoções

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão