03/11/2022

A dor não é apenas um aviso, ela atua diretamente para nos defender

Redação do Diário da Saúde
A dor não é apenas um aviso, ela atua diretamente para nos defender
Sinais químicos dos neurônios da dor induzem as células caliciformes a liberar o muco protetor que reveste o intestino e o protege de danos.
[Imagem: Daping Yang et al. - 10.1016/j.cell.2022.09.024]

Dor em ação

Os cientistas há muito tempo interpretam a dor como uma das ferramentas mais confiáveis da evolução para indicar a presença de danos e sinalizar que algo está errado - um sistema de alerta que nos diz para fazer uma pausa e prestar atenção em nossos corpos.

Mas, e se a dor for mais do que apenas um mero alarme? E se a dor for em si uma forma de proteção?

Pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard (EUA) acreditam ter os elementos para demonstrar que sim, a dor funciona de fato como um mecanismo automático de proteção, sem que precisemos sentir a dor e agir para nos proteger.

Daping Yang e seus colegas descobriram que os neurônios da dor no intestino regulam a presença do muco protetor em condições normais e estimulam as células intestinais a liberar mais muco durante os estados de inflamação, que envolvem dor.

Proteção direta

Os experimentos em camundongos detalharam as etapas de uma complexa cascata de sinalização, mostrando que os neurônios da dor se envolvem em uma ligação direta com as células intestinais contendo muco, conhecidas como células caliciformes.

"Acontece que a dor pode nos proteger de maneiras mais diretas do que seu trabalho clássico de detectar danos potenciais e enviar sinais para o cérebro. Nosso trabalho mostra como os nervos mediadores da dor no intestino falam com células epiteliais próximas que revestem os intestinos.

"Isso significa que o sistema nervoso tem um papel importante no intestino, além de apenas nos dar uma sensação desagradável, e que ele é um ator fundamental na manutenção da barreira intestinal e um mecanismo de proteção durante a inflamação," disse o pesquisador Isaac Chiu, membro da equipe.

E, como as células caliciformes têm várias outras funções no intestino, a equipe agora quer descobrir se a dor também não controlaria alguma dessas outras funções.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Nociceptor neurons direct goblet cells via a CGRP-RAMP1 axis to drive mucusproduction and gut barrier protection
Autores: Daping Yang, Amanda Jacobson, Kimberly A. Meerschaert, Joseph Joy Sifakis, Meng Wu, Xi Chen, Tiandi Yang, Youlian Zhou, Praju Vikas Anekal, Rachel A. Rucker, Deepika Sharma, Alexandra Sontheimer-Phelps, Glendon S. Wu, Liwen Deng, Michael D. Anderson, Samantha Choi, Dylan Neel, Nicole Lee, Dennis L. Kasper, Bana Jabri, Jun R. Huh, Malin Johansson, Jay R. Thiagarajah, Samantha J. Riesenfeld, Isaac M. Chiu
Publicação: Cell
DOI: 10.1016/j.cell.2022.09.024
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Biologia

Dores Crônicas

Sistema Nervoso

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.