19/04/2023

Dores de cabeça são fortemente influenciadas pelo relógio biológico

Redação do Diário da Saúde
Dores de cabeça são fortemente influenciadas pelo relógio biológico
Calma que dá para ser feliz mesmo tendo enxaqueca.
[Imagem: Robin Higgins/Pixabay]

Dor de cabeça e ritmo circadiano

Tanto a dor de cabeça comum, ou cefaleia, quanto a enxaqueca, têm fortes ligações com o sistema circadiano, o relógio biológico que regula os processos do corpo.

A conclusão é de uma meta-análise que incluiu todos os estudos científicos sobre cefaleia em salvas e enxaqueca que incluíam características circadianas. Isso envolve informações sobre o momento das dores de cabeça durante o dia e durante o ano, bem como estudos sobre se os genes associados ao relógio circadiano são mais comuns em pessoas com essas dores de cabeça.

Os pesquisadores também analisaram estudos ligando as dores de cabeça a hormônios relacionados ao sistema circadiano, incluindo cortisol e melatonina.

"Os dados sugerem que ambos os distúrbios da dor de cabeça são altamente circadianos em vários níveis, especialmente a cefaleia em salvas," disse o Dr. Mark Burish, da Universidade do Texas (EUA). "Isso reforça a importância do hipotálamo - a área do cérebro que abriga o relógio biológico primário - e seu papel na cefaleia em salvas e na enxaqueca. E também levanta a questão da genética dos gatilhos, como alterações do sono, que são gatilhos conhecidos para enxaqueca e são pistas para o ritmo circadiano do corpo."

Dores de cabeça são fortemente influenciadas pelo relógio biológico
Você sabia que a enxaqueca modifica o cérebro?
[Imagem: RSNA/Wilson Xu]

Hora da dor de cabeça

Para a cefaleia em salvas, os estudos científicos mostram um padrão circadiano (dependente do horário) de ataques da dor de cabeça em 71% das pessoas. Os ataques atingem o pico nas primeiras horas da noite até as primeiras horas da manhã. Durante o ano, as pessoas tiveram mais ataques na primavera e no outono.

No nível genético, a cefaleia em salvas foi associada a dois genes circadianos principais, e cinco dos nove genes que aumentam a probabilidade de ter cefaleia em salvas são genes com um padrão circadiano de expressão.

Pessoas com cefaleia em salvas também apresentaram níveis mais altos de cortisol e níveis mais baixos de melatonina do que pessoas sem a condição.

Para a enxaqueca, a meta-análise mostrou um padrão circadiano de ataques em 50% das pessoas. Embora o pico de ataques durante o dia fosse amplo, variando do final da manhã até o início da noite, houve um ponto baixo circadiano durante a noite, quando ocorreram poucos ataques. A enxaqueca também foi associada a dois genes circadianos centrais, e 110 dos 168 genes associados à enxaqueca eram genes com um padrão circadiano de expressão.

Pessoas com enxaqueca também tinham níveis mais baixos de melatonina na urina do que pessoas sem enxaqueca. Além disso, os níveis de melatonina foram menores durante um ataque de enxaqueca.

"Esses resultados aumentam o potencial para o uso de tratamentos baseados no ritmo circadiano para dores de cabeça," disse Burish. "Isso pode incluir tratamentos baseados no ritmo circadiano - como tomar medicamentos em determinados momentos do dia - e tratamentos que causam alterações circadianas, o que certos medicamentos podem fazer."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Cluster Headache Worse in Female Patients
Autores: Mark J. Burish, Richard B. Lipton
Publicação: Restorative Neurology and Neuroscience
DOI: 10.1212/WNL.0000000000206807
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dores Crônicas

Cérebro

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.