03/04/2023

Drogas não aumentam criatividade - meditação e treinamento sim

Redação do Diário da Saúde

Como despertar a criatividade?

Ao contrário dos muitos mitos apregoados por alguns músicos, escritores e artistas, drogas não despertam a criatividade.

Por outro lado, programas que exigem treinamentos mais complexos - incluindo meditação, exposição à cultura e estudar - são as melhores maneiras de encontrar uma musa e achar inspiração.

Esta foi a conclusão de Jennifer Haase (Universidade Humboldt de Berlim) e Paul Hanel (Universidade de Essex).

"Nós examinamos centenas de artigos científicos para descobrir as melhores maneiras de aumentar a criatividade, e espero que as descobertas ajudem o crescente número de pessoas que dependem de sua criatividade para ganhar a vida," disse Hanel. "Acreditamos que seja uma mensagem positiva que as drogas não aumentam a criatividade, dados os efeitos colaterais das drogas."

Do lado das técnicas educativas tradicionais, os experimentos envolveram uso do álcool e de anfetaminas farmacêuticas, como Adderall, todos falhando em influenciar a inspiração.

Técnicas que funcionam para aumentar a criatividade

A pesquisa mostrou que treinamentos baseados em técnicas mentais têm os melhores impactos a longo prazo no estímulo à criatividade.

Enquanto isso, atividades de atenção plena, como meditação e pensamento aberto, aumentaram a imaginação a curto prazo.

Visitar diferentes países e vivenciar suas culturas também expande os horizontes e melhora a criatividade, embora seja um resultado inconsciente e de difícil mensuração.

Apesar de tantos caminhos, contudo, não existe uma abordagem única para promover a criatividade para todos, com diferentes pessoas respondendo melhor a diferentes situações e técnicas.

"Há muitas maneiras de aprimorar e estimular o pensamento criativo. A criatividade não é uma habilidade a ser aprendida e depois aplicada. A criatividade resulta muito mais de um ajuste situacional entre a mentalidade cognitiva e o desafio criativo," concluiu Haase.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Creativity enhancement methods for adults: A meta-analysis.
Autores: Jennifer Haase, Paul H. P. Hanel, N. Gronau
Publicação: Psychology of Aesthetics Creativity and the Arts
DOI: 10.1037/aca0000557
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Criatividade

Mente

Meditação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.