26/04/2023

Eletricidade pode curar feridas três vezes mais rápido

Redação do Diário da Saúde
Eletricidade pode curar feridas três vezes mais rápido
O grande avanço está no protocolo de geração dos campos elétricos, que forçam as células da pele a migrarem para acelerar a cicatrização.
[Imagem: Sebastian Shaner et al. - 10.1039/D2LC01045C]

Estimulação elétrica em ferimentos

Há muito se sabe que a eletricidade ajuda a acelerar a cicatrização de feridas, o que já vem sendo explorado em diversos tratamentos.

Agora, porém, a cura pode vir muito mais rapidamente: Três vezes mais rápido.

Sebastian Shaner e colegas da Universidade Chalmers de Tecnologia, na Suécia, desenvolveram um método que acelera o processo de cicatrização, fazendo com que as feridas cicatrizem em um terço do tempo.

O princípio por trás disso é que as células da pele são eletrotáticas, o que significa que elas "migram" direcionalmente quando ficam sujeitas a campos elétricos. Ou seja, se um campo elétrico for colocado em uma placa de Petri com células da pele, as células param de se mover aleatoriamente e começam a se mover na mesma direção.

Os pesquisadores então decidiram estudar como fazer para guiar eletricamente as células de modo que elas façam com que as feridas cicatrizem ainda mais rapidamente. Para isso, eles projetaram um pequeno biochip, que permite a comparação da cicatrização de feridas em pele artificial, estimulando uma ferida com eletricidade de modo controlado e deixando outra curar sem eletricidade.

As diferenças foram marcantes. "Observamos modelos de feridas de diabetes e investigamos se nosso método poderia ser eficaz mesmo nesses casos. Vimos que, quando imitamos o diabetes nas células, as feridas no chip cicatrizam muito lentamente. No entanto, com a estimulação elétrica, podemos aumentar a velocidade de cura para que as células afetadas pelo diabetes quase correspondam às células saudáveis da pele," disse a professora Maria Asplund.

A intenção da equipe é aprimorar e transferir o protocolo de geração dos campos elétricos desenvolvido usando o biochip, criando curativos ou outros equipamentos que possam ser usados na clínica.

"Agora estamos analisando como diferentes células da pele interagem durante a estimulação, para dar um passo mais perto de uma ferida realista. Queremos desenvolver um conceito para ser capaz de 'escanear' feridas e adaptar a estimulação com base na ferida individual. Estamos convencidos de que esta é a chave para ajudar efetivamente os indivíduos com feridas de cicatrização lenta no futuro," concluiu Asplund.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Bioelectronic microfluidic wound healing: a platform for investigating direct current stimulation of injured cell collectives
Autores: Sebastian Shaner, Anna Savelyeva, Anja Kvartuh, Nicole Jedrusik, Lukas Matter, José Leal, Maria Asplund
Publicação: Lab on a Chip
Vol.: 23, 1531-1546
DOI: 10.1039/D2LC01045C
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Tratamentos

Infecções

Biochips

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.