23/10/2017

Empresas que fazem exames de DNA podem revender seus dados?

Com informações da New Scientist
Empresas que fazem análise de DNA podem revender seus dados?
Não se iluda com alguns exames genéticos: O DNA não tem todas as respostas.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

DNA público

Consumidor, cuidado: as empresas genômicas, especializadas em análises de DNA, podem revender seus dados.

Quando você usa um serviço on-line "gratuito", como um site de rede social, você está pagando com seus dados pessoais. Mas quando se trata de genômica, você paga em dinheiro pelo exame e ainda se torna um produto vendável.

Várias empresas lançaram serviços cobrando das pessoas que querem entender sua genética - às vezes com base em ciência duvidosa. Mas elas também cobram das empresas de biotecnologia que compram dados genéticos agregados para moldar seus produtos.

Mas os "doadores" não deveriam pelo menos receber uma parte da receita dessa venda? As empresas genômicas argumentam que não há valor em uma única sequência de DNA, que as pesquisas usando os dados agregados poderiam beneficiar a todos, e os testes incentivam a doação. Então deveríamos deixá-las continuar com seu negócio sem maiores incômodos.

Mas esse apelo a um eventual altruísmo não se sustenta.

Se queremos mesmo ajudar, podemos doar nossos genomas para a medicina por meio de agências sem fins lucrativos - assim como doamos órgãos.

E casos recentes lançaram dúvidas sobre se as empresas genômicas estão realmente obtendo um consentimento devidamente informado de seus clientes de que seus genomas serão transferidos a terceiros.

Você também pode se perguntar se as empresas de biotecnologia reduzirão o preço de qualquer novo medicamento que resulte desse esforço, dado que as doações de genoma podem reduzir seus custos de desenvolvimento. A resposta fica por sua conta.

Assim, pense com cuidado antes de encomendar um teste de DNA. Será que vale a pena pagar o preço apenas para se tornar um produto?

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Genética

Exames

Ética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.