23/12/2016

Equinácea: Planta Medicinal que reforça o Sistema Imunológico

Redação do Diário da Saúde
Equinácea: Planta Medicinal que reforça o Sistema Imunológico
Flor da planta medicinal Equinácea, uma reforçadora do sistema imunológico.
[Imagem: Kelly Kindscher]

Cura para todos os males

Em 1805, quando os pioneiros avançavam rumo ao interior dos EUA, Meriwether Lewis e William Clark encontraram uma margarida arroxeada que os nativos das Grandes Planícies chamavam de "cura para todos os males".

A dupla aprendeu como a planta era usada para tratar de mordidas de cães loucos e serpentes até pequenos males do dia a dia. Os efeitos eram tão significativos que a dupla de exploradores enviou amostras da margarida para Thomas Jefferson, que era botânico e então presidente dos Estados Unidos - o que definitivamente ajudou a torná-la conhecida.

Hoje, conhecemos a afamada margaridinha como Equinácea (Echinacea angustifolia), uma das plantas medicinais mais populares nos Estados Unidos e na Europa devido à sua capacidade de combater gripes e resfriados e reforçar o sistema imunológico humano.

De acordo com o professor Kelly Kindscher, da Universidade do Kansas (EUA), a planta reforçadora do sistema imunológico passou recentemente por um ensaio clínico na Europa demonstrando que é tão eficaz quanto o medicamento Tamiflu, mas é mais segura.

Kindscher que acaba de lançar um livro sobre a Equinácea, chamado Echinacea - Herbal Medicine with a Wild History (Equinácea - Medicina Herbal com uma História Selvagem, em tradução livre), ainda não publicado no Brasil.

Equinácea

Além de repassar todo o saber científica sobre a Equinácea, o pesquisador lamenta que ela desperte tão pouco interesse entre os profissionais de saúde, que preferem receitar remédios que geralmente custam mais e trazem um maior risco de efeitos colaterais.

"A maioria das boas pesquisas sobre Equinácea vem de pesquisadores na Europa, embora ela seja nativa da América do Norte. Nos EUA, nós não temos interesse na medicina integrativa, nós apenas usamos produtos farmacêuticos. Na Alemanha, você encontrará Equinácea atrás do balcão da farmácia, aqui nos Estados Unidos você vai encontrá-la junto com Coca-Cola e Pampers, não atrás do balcão.

"Este é o problema com os medicamentos fitoterápicos - você pode falar sobre eles, mas os médicos não os prescrevem como remédio. Pode-se usar a internet ou ir a qualquer lugar e encontrar muitos produtos fitoterápicos bons (e alguns ruins também). A Equinácea é um dos bons e o melhor como uma tintura - um extrato de álcool e água - disponível em lojas de produtos alimentícios e farmácias," disse Kindscher.

Receitas de equinácea

Ocorre que a maioria dos médicos não aprende sobre produtos medicinais à base de plantas na escola de medicina.

"Os dados mostram que os médicos costumam prescrever medicamentos apresentados a eles pelos representantes farmacêuticos," disse o pesquisador. "Não é fácil para os médicos acompanharem toda a literatura médica - ela é muito volumosa - mas, principalmente, não há uma grande indústria pedindo aos médicos que prescrevam Equinácea".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.