Evento discutirá futuro do sistema de saúde brasileiro

Saúde do Brasil de amanhã

Qual o futuro do sistema de saúde brasileiro?

Esta é a pergunta norteadora da rede Brasil Saúde Amanhã, grupo multidisciplinar de pesquisa que investiga e propõe caminhos para o setor de saúde brasileiro para um horizonte de próximos 20 anos.

Organizada por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a rede se reunirá em setembro para apresentar os resultados mais recentes do estudo e discutir como políticas públicas implementadas no presente podem impactar a saúde em médio e longo prazos.

O seminário Brasil Saúde Amanhã: horizontes para os próximos 20 anos será realizado dias 17 e 18 de setembro no auditório do Museu da Vida, com transmissão pela internet.

"Ao prospectar cenários para o futuro do país e do setor Saúde é possível acompanhar e transformar tendências, indicadores e realidades. Não se trata apenas de criar imagens de futuro, mas de auxiliar a gestão estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS) e definir diretrizes e recomendações para a conquista de um cenário de futuro desejável para o país," contextualiza o pesquisador José Carvalho de Noronha, coordenador da rede Brasil Saúde Amanhã.

Cenários para o sistema brasileiro de saúde

O estudo propõe três cenários para os próximos 20 anos: o otimista e possível; o pessimista e plausível; e o inercial e provável.

"Os três cenários compõem termos de referência para a continuidade do trabalho de prospecção estratégica e estão organizados em torno de seis eixos temáticos: desenvolvimento e saúde; perfil demográfico; organização e gestão do sistema de saúde; financiamento da saúde; força de trabalho; e complexo econômico e industrial da saúde," apontou Noronha.


Ver mais notícias sobre os temas:

Eventos

Saúde Pública

Atendimento Médico-Hospitalar

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.