13/11/2017

Exame detecta mutações conhecidas e desconhecidas do câncer

Redação do Diário da Saúde
Exame detecta mutações conhecidas e desconhecidas do câncer
O exame é baseado na detecção do DNA das células tumorais usando uma técnica chamada exoma completo.
[Imagem: Susanna Hamilton/Broad Institute]

Exoma

Mais um exame mostrou-se capaz de capturar e quantificar o DNA de um tumor a partir de uma amostra do sangue.

Isso faz com que a doença seja detectável antes que os exames tradicionais a identifiquem ou permite rastrear restos de células cancerosas que restaram após um tratamento, diminuindo a chance de uma recidiva.

Embora não seja um exame aplicável universalmente, a técnica mostrou-se eficaz em 33 a 49 por cento dos pacientes com os diferentes tipos de câncer avaliados. Mas a equipe afirma que esse número provavelmente aumentará à medida que o sequenciamento genético se tornar mais barato - o exame é baseado na detecção do DNA das células tumorais usando uma técnica chamada exoma completo.

"Nossa esperança no futuro é usar biópsias de sangue para procurar e caracterizar de forma exaustiva até os menores restos de tumores. E, à medida que os tumores evoluem para estágios mais avançados de câncer, desenvolvendo resistência ou tornando-se metastático, podemos acessar pontos no tempo que podem ser decisivos para decidir quais terapias são adequadas para esse paciente," disse o professor Viktor Adalsteinsson, do MIT (EUA).

A equipe desenvolveu uma ferramenta, que eles batizaram de ichorCNA, que consegue analisar fragmentos de DNA em busca de padrões de mutação quase universais em genomas do câncer. Isso é importante porque o exame poderia detectar cânceres com mutações conhecidas e desconhecidas.

Biópsia líquida

Essa capacidade de detectar e analisar o DNA do câncer em uma amostra de sangue de um paciente - a chamada biópsia líquida - está emergindo como uma alternativa promissora às biópsias cirúrgicas invasivas, especialmente quando os tumores aparecem em locais de difícil acesso.

Recentemente a IBM apresentou um biochip para fazer diagnósticos precoces e pesquisadores espanhóis criaram um biossensor que detecta anticorpos antes que o câncer apareça.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Genética

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.