05/02/2024

Exame de toque retal não melhora detecção precoce do câncer da próstata

Redação do Diário da Saúde
Exame de toque retal não melhora detecção precoce do câncer da próstata
O exame de toque retal também não é epidemiologicamente efetivo porque a maioria dos homens não gosta de fazê-lo.
[Imagem: Gerado por IA/Bing]

Exame ineficaz

Apesar da intensa propaganda nos meios de comunicação, há tempos médicos e cientistas vêm alertando que já é hora de abandonar o exame de toque retal para detecção de indícios de câncer da próstata.

E um novo estudo, realizado na Universidade Médica de Viena (Áustria), acaba de reforçar as evidências de que o exame de toque retal não ajuda na detecção precoce do câncer.

O câncer da próstata é um dos cânceres mais comuns em homens em todo o mundo. Os métodos de triagem convencionais incluem exame retal digital e teste do antígeno específico da próstata (PSA). No entanto, o toque retal não é o exame preferido dos homens, o que diminui sua abrangência, e pesquisas anteriores já indicaram que o toque retal como método de rastreio, sozinho ou em combinação com PSA, pode ser menos eficaz do que se pensava.

Esta nova meta-análise avaliou e combinou dados de oito estudos diferentes, com um total de 85.738 participantes. Os pesquisadores constataram que o exame retal não apresenta vantagens sobre o exame de sangue PSA para a detecção de câncer de próstata.

Mais especificamente, os resultados indicam que o toque retal isolado ou em combinação com o PSA pode não ser mais eficaz na detecção precoce do câncer da próstata do que o teste de PSA isoladamente. Em particular, o toque retal por si só mostrou uma taxa de detecção de câncer mais baixa em comparação com o teste PSA.

"A validade do exame retal na detecção do câncer da próstata não é particularmente impressionante, sugerindo que pode não ser necessário realizar este exame rotineiramente como parte do rastreio na ausência de sintomas e sinais clínicos," concluiu o professor Shahrokh Shariat, coordenador da meta-análise.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Comparing the Performance of Digital Rectal Examination and Prostate-specific Antigen as a Screening Test for Prostate Cancer: A Systematic Review and Meta-analysis
Autores: Akihiro Matsukawa, Takafumi Yanagisawa, Kensuke Bekku, Mehdi Kardoust Parizi, Ekaterina Laukhtina, Jakob Klemm, Sever Chiujdea, Keiichiro Mori, Shoji Kimura, Tamas Fazekas, Marcin Miszczyk, Jun Miki, Takahiro Kimura, Pierre I. Karakiewicz, Pawel Rajwa, Shahrokh F. Shariat
Publicação: European Urology Oncology
DOI: 10.1016/j.euo.2023.12.005
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde do Homem

Prevenção

Exames

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.