Exames de sangue poderão ser feitos em aparelho portátil

Exames de sangue poderão ser feitos em aparelho portátil
Os testes nas amostras de sangue de pacientes feitas com o novo biochip produziram resultados comparáveis àqueles obtidos pelos exames feitos em um laboratório de hematologia.
[Imagem: Han et al./Analytical Chemistry]

Contagem de células sanguíneas

Está cada vez mais próximo o dia em que os pacientes terão seus diagnósticos na hora, sem a cansativa via-sacra consulta-faz exames-leva resultado de exames...

Um pequeno biochip, que pode ser colocado no interior de um equipamento portátil do tamanho de um telefone celular, agora já é capaz de fazer contagem de células sanguíneas com precisão.

A contagem de células sanguíneas é um dos exames mais solicitados dos pacientes, sendo uma ferramenta para o diagnóstico de inúmeras doenças.

Exame portátil

A tecnologia atual para a contagem de células sanguíneas exige equipamentos grandes e caros, instalados em ambientes especiais em laboratórios especializados.

Além de requerer pessoal especializado, os exames demoram dias para ficarem prontos.

Na nova tecnologia, uma única gota de sangue é enviada através de microcanais no interior de uma pastilha de vidro.

Os microcanais, mais finos do que um fio de cabelo humano, possuem eletrodos, que fazem a contagem dos diversos tipos de células sanguíneas, incluindo os mais comuns glóbulos vermelhos e glóbulos brancos.

Os sinais dos eletrodos são interpretados por um circuito eletrônico, e mostrados em um visor ou transmitidos para um computador.

Picada no dedo

Um relatório publicado pela Associação Americana de Química afirma que este é "um avanço chave nos esforços para desenvolver um equipamento portátil que poderá revolucionar o diagnóstico médico".

O novo instrumento não será muito diferente dos testes disponíveis para pessoas com diabetes, que devem monitorar o nível de glicose no sangue - com a diferença que o aparelho poderá indicar muitas outras condições.

Níveis muito altos ou muito baixos de certos componentes do sangue podem indicar uma grande variedade de condições, de infecções e anemia até certas formas de câncer.

Segundo o relatório, os testes nas amostras de sangue de pacientes feitas com o novo biochip produziram resultados comparáveis àqueles obtidos pelos exames feitos em um laboratório de hematologia.


Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Exames

Biochips

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.