12/04/2023

Falta de nutrientes na infância danifica o cérebro definitivamente

Redação do Diário da Saúde
Falta de nutrientes na infância danifica o cérebro definitivamente
A privação de certos aminoácidos durante o desenvolvimento do cérebro leva a efeitos graves após o nascimento.
[Imagem: Lisa Knaus (Biorender)/ISTA]

Nutrientes para o cérebro

O desenvolvimento do cérebro consiste em uma sequência de etapas coordenadas, que são instruídas principalmente por nossos genes.

Durante essas etapas, o posicionamento e a funcionalidade adequados das células nervosas no cérebro (neurônios) são críticos - neurônios não funcionais ou posicionados incorretamente podem levar a consequências neuropatológicas graves.

As mutações nos genes que coordenam este programa estão frequentemente ligadas a distúrbios do neurodesenvolvimento, e estes são mecanismos intensamente estudados.

No entanto, estressores ambientais, como escassez de nutrientes ou desnutrição, também podem influenciar o desenvolvimento do cérebro, mas a ciência ainda sabe muito pouco sobre a importância de nutrientes específicos e sobre o papel do metabolismo durante o desenvolvimento do cérebro.

Lisa Knaus e seus colegas do Instituto de Ciência e Tecnologia da Áustria começaram agora a esclarecer esse mistério do cérebro. Para isso, eles traçaram detalhadamente o perfil do programa nutricional no cérebro de camundongos, isolando o efeito da falta de nutrientes específicos.

Aminoácidos para o cérebro

Knaus descobriu que um grupo de aminoácidos - os blocos de construção das proteínas - desempenha um papel fundamental durante determinados estágios do desenvolvimento do cérebro.

Deixar as células nervosas sem o suprimento necessário desses aminoácidos levou a efeitos graves após o nascimento, efeitos que perduraram pela vida adulta dos animais.

Os camundongos desenvolveram até mesmo microcefalia, uma redução no tamanho do cérebro, como a recentemente associada à infecção com vírus zika - os efeitos persistem por toda a vida.

"Entender como nutrientes específicos podem influenciar a maturação do cérebro pode ser fundamental para prevenir ou corrigir aspectos de certas condições de desenvolvimento neurológico," escreveu a equipe, citando especificamente o caso do autismo, para o qual ainda não há uma etiologia definida.

"Nosso trabalho apresenta uma visão detalhada de como até mesmo pequenas mudanças no metabolismo e na disponibilidade de nutrientes podem ter consequências graves para o desenvolvimento e a função do cérebro," completou Knaus.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Large neutral amino acid levels tune perinatal neuronal excitability and survival
Autores: Lisa S. Knaus, Bernadette Basilico, Daniel Malzl, Maria Gerykova Bujalkova, Mateja Smogavec, Lena A. Schwarz, Sarah Gorkiewicz, Nicole Amberg, Florian M. Pauler, Christian Knittl-Frank, Marianna Tassinari, Nuno Maulide, Thomas Rülicke, Jörg Menche, Simon Hippenmeyer, Gaia Novarino
Publicação: Cell
DOI: 10.1016/j.cell.2023.02.037
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cérebro

Cuidados com o Recém-nascido

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.