Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

06/08/2012

Faltam nutrientes essenciais no leite desnatado

Com informações do Jornal da Unicamp
Faltam nutrientes essenciais no leite desnatado
No leite desnatado e semidesnatado não foram encontradas concentrações de ácidos graxos benéficos à saúde em nenhuma marca.[Imagem: Unicamp]

Leite sem gordura boa

O leite desnatado comercializado no Brasil não contém concentrações significativas de ácidos graxos insaturados, conhecidos como "gordura boa".

Isto significa que, ao ingerir o leite desnatado UHT - vendido em caixinhas -, o consumidor está deixando de absorver propriedades nutricionais que são essenciais para sua alimentação.

"Nos casos de necessidade de uma dieta com restrição de gordura, o ideal seria evitar frituras, pães e outros alimentos com grande teor dos ácidos graxos saturados, ao invés de restringir o leite na forma integral", aconselha Natália Andrade Zancan, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O objetivo do estudo foi quantificar especificamente os teores e tipos de gorduras encontrados no leite.

Gordura saturada

É certo que o leite integral possui altas concentrações dos ácidos graxos saturados, considerado o vilão presente nos alimentos.

Eles aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, uma vez que podem formar camadas espessas de gordura nas paredes das veias e artérias, impedindo assim a passagem do sangue.

"Ingerida em grandes quantidades, a gordura saturada pode levar ao infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, a ingestão do leite integral deve ser de forma equilibrada, em média dois copos por dia", alerta.

Gordura insaturada

Por outro lado, o fato de concentrar também a gordura insaturada faz do leite UHT integral uma fonte importante de propriedades nutricionais indispensáveis.

O produto é fonte de ácido linoléico conjugado (CLA), um tipo de ácido graxo insaturado e uma das substâncias mais importantes do momento por conter propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, além de ser um aliado na redução da gordura abdominal.

Natália chegou a encontrar quantidades de 65,17 miligramas por 100 ml em amostras do leite integral. Em outra amostra a quantidade foi de 47,15 miligramas por 100 ml.

Já no leite desnatado e semidesnatado não foram encontradas concentrações em nenhuma marca.

Outra gordura essencial do grupo do ômega 3, denominada EPA, as concentrações foram mínimas em apenas uma das amostras do leite desnatado - exemplo 0,14 miligramas por 100 ml -, enquanto no leite integral o achado foi corresponde a 2,42 miligramas por 100ml.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Vitaminas

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?