10/07/2014

Febre chikungunya aproxima-se do Brasil

Com informações da Agência Brasil

O Ministério da Saúde da França informou que o vírus chikungunya já provocou indiretamente a morte de 33 pessoas, sobretudo idosos, nas Antilhas e na Guiana Francesa.

A Guiana Francesa faz fronteira com o Brasil, ao norte do estado do Amapá.

Antilhas é o nome genérico para diversos países da América Central, incluindo Bahamas, Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana, São Cristóvão e Nevis, Antígua e Barbuda, Santa Lúcia, Barbados, São Vicente e Granadinas, Granada e Trinidad e Tobago.

Os dados mostram ainda um total de quase 100 mil pessoas atingidas pela febre chikungunya e o registro de cerca de mil atendimentos hospitalares em decorrência da doença.

"A epidemia que afeta as Antilhas e a Guiana é um problema importante de saúde pública," ressaltou o ministério. "O início do período de verão e a estação de chuvas propiciam a reprodução do mosquito vetor, o que aumenta os temores de um crescimento no número de casos'", informou em nota.

Febre chikungunya

A febre chikungunya é causada por um vírus do gênero Alphavirus e transmitida por pernilongos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti, transmissor da dengue, e o Aedes albopictus os principais vetores.

Passados os sintomas (parecidos com os da dengue), o paciente deixa de transmitir a doença.

No Brasil, dados do sistema de vigilância do Sistema Único de Saúde (SUS) confirmam 20 casos da doença este ano, todos importados - envolvendo pessoas que foram infectadas fora do Brasil.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que, desde 2004, o vírus já foi identificado em 19 países. Porém, apenas no final de 2013, foi registrada a transmissão autóctone (dentro do mesmo território) em vários países caribenhos e, em março de 2014, na República Dominicana. Até então, apenas a África e a Ásia tinham circulação do vírus.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Vírus

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.