19/01/2023

Nossas flutuações de humor impactam nas decisões que tomamos?

Redação do Diário da Saúde
Nossas flutuações de humor impactam nas decisões que tomamos?
Mas também há riscos no excesso de autoconfiança.
[Imagem: Robin Higgins/Pixabay]

Emoções e razão

No famoso livro "O erro de Descartes" (2008), o neurocientista português Antônio Damásio analisa as emoções e o seu papel fundamental no comportamento racional humano, confirmando uma interligação de longa data entre as emoções e a cognição.

Mas, se é certo que as emoções e as mudanças de humor fazem parte da natureza do ser humano, ainda sabe-se pouco sobre como essas flutuações de humor interagem com a metacognição e, em particular, com a confiança nas nossas decisões.

Para tentar fechar esse hiato, María da Fonseca e colegas da Argentina, Espanha e Portugal iniciaram um estudo longitudinal baseado em dois experimentos para avaliar se as medidas implícitas de confiança podem estar relacionadas com os estados de humor em adultos saudáveis.

Em termos mais precisos, eles avaliaram pela primeira vez se as flutuações diárias de humor e variáveis relacionadas (como estresse ou sono) estão associadas a flutuações em estados metacognitivos (como a confiança ou o vigor de resposta).

Os resultados demonstraram que não há correlação significativa entre as flutuações diárias de marcadores de humor e de confiança, ou seja, o humor e variáveis associadas, como a qualidade do sono, o prazer de comer e o nível de estresse, não estão consistentemente associados a marcadores de confiança implícitos.

De modo mais geral, as flutuações de humor não interferem com a confiança na tomada de decisões das pessoas.

Variabilidade do humor e da confiança

Os pesquisadores também descobriram que os estados relacionados com o humor e a confiança flutuam em diferentes escalas de tempo, sendo que os estados relacionados com o humor exibem flutuações mais rápidas (mais de um dia ou meio dia) do que os estados relacionados com o nível de confiança (dois dias e meio).

"As flutuações espontâneas relativas ao humor e confiança não estão associadas, como se esperava na hipótese deste estudo, mas evoluem em diferentes escalas de tempo. Os resultados obtidos nesta área são importantes na medida em que podem contribuir para uma melhor compreensão dos transtornos dos estados afetivos," disse o professor Rubén Bote, da Universidade de Pompeu Fabra (Espanha).

Checagem com artigo científico:

Artigo: Mood and implicit confidence independently fluctuate at different time scales
Autores: María da Fonseca, Giovanni Maffei, Rubén Moreno-Bote, Alexandre Hyafil 
Publicação: Cognitive, Affective, & Behavioral Neuroscience
DOI: 10.3758/s13415-022-01038-4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Mente

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.