Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

28/07/2012

Fotografia termal mostra nível de gordura boa no corpo

Redação do Diário da Saúde
Fotografia termal mostra nível de gordura boa no corpo
Quanto mais gordura marrom uma pessoa possui, menor é a chance de que ela transforme o alimento em novas reservas de gordura e ganhe peso.[Imagem: U.Nottingham]

Imagem térmica

Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram uma técnica inovadora para detectar a gordura marrom no corpo.

Também chamada de "gordura boa", a gordura marrom ganhou recentemente uma companheira, a gordura bege, que também é capaz de queimar energia, em vez de armazená-la.

A Dra. Helen Budge e seus colegas descobriram que não é necessário fazer exames invasivos ou coletas de tecidos para ver quanto uma pessoa possui de gordura boa.

Basta fazer uma fotografia que mostra o calor do corpo, usando o chamado imageamento termal, um tipo de câmera normalmente usado para vigilância e para observações científicas.

Reservas de gordura boa

Como é queimadora de energia, a gordura marrom gera 300 vezes mais calor do que o tecido adiposo comum - isso é mais calor do que qualquer outro tecido no corpo.

Assim, fazendo uma imagem termal - uma imagem que mostra o calor emanado do corpo - é possível medir com precisão a quantidade de gordura marrom presente no organismo.

Quanto mais gordura marrom uma pessoa possui, menor é a chance de que ela transforme o alimento em novas reservas de gordura e ganhe peso.

Índice termogênico

"Esta técnica completamente não-invasiva poderá desempenhar um papel crucial na nossa luta contra a obesidade.

"Potencialmente, poderíamos adicionar um índice termogênico aos rótulos dos alimentos para mostrar se o produto vai aumentar ou diminuir a produção de calor na gordura marrom.

"Em outras palavras, se o alimento vai acelerar ou diminuir a quantidade de calorias que queimamos," disse o professor Michael Symonds, principal autor do estudo.

Os pesquisadores afirmam que agora vão usar sua nova técnica para investigar intervenções destinadas a promover a queima de energia na forma de calor, por sua vez impedindo o ganho de peso, tanto em crianças como em adultos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Obesidade

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?