Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

20/07/2015

Frustrado? Então não jogue games violentos

Redação do Diário da Saúde
Frustrado? Então não jogue games violentos
Videogames podem ser usados para gerir as emoções negativas, mas usar jogos violentos pode ser problemático.[Imagem: UW-Madison]

Depois de um revés ou contrariedade, seja na vida pessoal ou no trabalho, pode lhe ocorrer chegar em casa e jogar um pouco de videogame para espairecer.

Isso de fato pode lhe ajudar, mas desde que você escolha o tipo certo de jogo.

Pesquisadores da Universidade Wisconsin-Madison (EUA) demonstraram que os jogos de vídeo podem melhorar o humor, mas os jogos violentos podem aumentar a agressividade.

Frustração Máxima

James Bonus e Alanna Peebles analisaram como os videogames podem ser usados para trabalhar as emoções do jogador, alterando seu humor no sentido positivo ou no sentido negativo.

A frustração na vida real foi simulada como um jogo apropriadamente chamado "Frustração Máxima", projetado para ser praticamente impossível de ser vencido, embora os voluntários recebessem a informação inicial - falsa, obviamente - de que todos os seus níveis podiam ser completados em cerca de 10 minutos.

A seguir, os voluntários passaram para outro jogo, divididos em grupos para encarar jogos violentos ou não violentos. Dois outros grupos, que não passaram pelo Frustração Máxima, serviram como grupos de controle.

Restauração emocional

Os resultados mostraram que os jogadores frustrados ficaram mais motivados para avançar no segundo jogo, o que diminuiu sua frustração e aumentou sua sensação de competência.

Esse processo de restauração emocional fez com que todos os grupos mostrassem maior prazer nos jogos do que o grupo controle.

Contudo, os jogadores do videogame violento também apresentaram uma tendência para perceber o mundo de forma mais hostil, vendo as coisas de forma mais negativa, o que de certo modo anulou os ganhos "antifrustração" obtidos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Diversão

Comportamento

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?