03/11/2023

Gel magnético cura feridas diabéticas três vezes mais rápido

Redação do Diário da Saúde
Gel magnético cura feridas diabéticas três vezes mais rápido
Uma bandagem pré-carregada com hidrogel magnético é colocada sobre a ferida e um dispositivo externo é utilizado para gerar o campo magnético que acelera o processo de cicatrização.
[Imagem: National University of Singapore]

Magnetismo para curar ferimentos

Um gel magnético inovador apresentou uma capacidade inusitada de acelerar a cicatrização de feridas.

A expectativa é que o material acelere a cicatrização de feridas diabéticas, reduzindo as taxas de recorrência e, por sua vez, diminuindo os incidentes de amputações de membros.

A terapia envolve a aplicação de um curativo pré-carregado com o hidrogel contendo células da pele para cicatrização e partículas magnéticas. Para maximizar os resultados terapêuticos, um dispositivo magnético externo sem fio é usado para ativar as células da pele e acelerar o processo de cicatrização. A duração ideal da estimulação magnética é de cerca de uma a duas horas.

Testes de laboratório mostraram que o tratamento aliado à estimulação magnética curou feridas diabéticas cerca de três vezes mais rapidamente do que as abordagens convencionais atuais. Além disso, embora a investigação se concentre na cura de úlceras do pé diabético, a tecnologia tem potencial para tratar uma vasta gama de feridas complexas, como queimaduras.

"Nossa tecnologia resolve vários fatores críticos associados a feridas diabéticas, gerenciando simultaneamente níveis elevados de glicose na área da ferida, ativando células dormentes da pele perto da ferida, restaurando vasos sanguíneos danificados e reparando a rede vascular interrompida dentro da ferida," explicou o professor Andy Tay, da Universidade Nacional de Cingapura.

A equipe agora pretende testar o material em outros tipos de ferimentos.

"Esses princípios e a adaptabilidade da nossa tecnologia, bem como a sua facilidade geral de uso pelos pacientes, significam que ela pode ser aplicada para melhorar a cicatrização de feridas em diversas situações além do diabetes, incluindo queimaduras e úlceras crônicas não diabéticas," disse o pesquisador Shou Yufeng.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Mechano-activated Cell Therapy for Accelerated Diabetic Wound Healing
Autores: Yufeng Shou, Zhicheng Le, Hong Sheng Cheng, Qimin Liu, Yi Zhen Ng, David Laurence Becker, Xianlei Li, Ling Liu, Chencheng Xue, Natalie Jia Ying Yeo, Runcheng Tan, Jessalyn Low, Arun R.K. Kumar, Kenny Zhuoran Wu, Hua Li, Christine Cheung, Chwee Teck Lim, Nguan Soon Tan, Yongming Chen, Zhijia Liu, Andy Tay
Publicação: Advanced Materials
DOI: 10.1002/adma.202304638
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Tratamentos

Cuidados com a Pele

Cirurgias Plásticas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.