Gelatina com vitamina C reforça ligamentos e tendões

Gelatina com vitamina C reforça ligamentos e tendões
O suplemento de gelatina aumenta os níveis sanguíneos de aminoácidos e marcadores ligados à síntese de colágeno e melhora a mecânica dos ligamentos.
[Imagem: star5112/Wikimedia]

Gelatina preventiva

Lesões ósseas e no tecido conjuntivo são comuns tanto em atletas como em idosos, e interferem na habilidade e no entusiasmo das pessoas para se exercitarem.

Uma medida preventiva, contudo, pode ser tão simples quanto consumir um pouco de gelatina e depois dar um pique de exercício intensivo. Essa prática ajuda a reforçar os ligamentos, tendões e ossos.

Obviamente, é muito difícil avaliar diretamente o efeito de um suplemento sobre os tecidos sem abrir o joelho de alguém para mensurar os resultados.

Mas a equipe da professora Keith Baar, da Universidade da Califórnia em Davis, vem desenvolvendo técnicas para cultivar ligamentos artificiais no laboratório. E esses ligamentos de laboratório têm-se mostrado um substituto muito útil para estudar o que acontece no corpo e indicar os melhores experimentos a serem feitos em seres humanos reais.

Gelatina, vitamina C e exercício

A equipe convocou oito voluntários, que tomaram um suplemento de gelatina reforçada com vitamina C. Depois de uma hora eles fizeram uma seção curta (cinco minutos) de exercícios e outra de alto impacto (saltando).

Exames de sangue antes e depois das seções mediram os aminoácidos necessários para elaborar a proteína de colágeno que compõe os tendões, ligamentos e ossos. Os níveis de aminoácidos encontrados em cada situação foram aplicados em testes nos ligamentos artificiais crescidos em laboratório.

Os resultados mostraram que o suplemento de gelatina aumenta os níveis sanguíneos de aminoácidos e marcadores ligados à síntese de colágeno e melhora a mecânica dos ligamentos desenvolvidos em laboratório. Os resultados foram marcadamente superiores com os níveis de aminoácidos registrados após a seção de exercício intensivo.

"Estes dados sugerem que a adição de gelatina e vitamina C a um programa de exercício intermitente pode desempenhar um papel benéfico na prevenção de lesões e na reparação de tecidos," escreveram os pesquisadores em seu artigo, publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition.


Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Atividades Físicas

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.