27/06/2017

Glicose pode ser usada para controlar resposta imunológica

Redação do Diário da Saúde
Glicose pode ajudar a combater câncer e doenças inflamatórias
Imagem confocal mostrando a rota de sinalização da glicose.
[Imagem: David Finlay/Trinity College Dublin]

Glicose como ferramenta imune

A glicose - comumente chamada de um açúcar "simples" - pode ser crucial na luta contra o câncer e várias doenças inflamatórias.

Cientistas acabam de descobrir um novo papel no qual a glicose estimula células que trabalham na linha de frente na luta contra tumores e infecções.

Ou seja, a glicose, o combustível mais importante usado em nossos corpos, também desempenha um papel vital no trabalho do nosso sistema imunológico.

Isto oferece uma nova opção para regular a resposta imune nas mais variadas situações, o que poderá ser feito alvejando sistemas controlados pela glicose.

Controle das células do sistema imunológico

As células do nosso sistema imunológico ficam muito ativas durante a reação a uma invasão, como quando respondem a uma infecção. Como resultado dessa maior atividade, elas tendem a aumentar muito sua demanda por glicose, que é usada pelas células para gerar energia - e também para seu crescimento e divisão.

Não surpreendentemente, quando falta glicose para as células imunes - como pode ocorrer nos tumores, por exemplo - elas se tornam disfuncionais e não conseguem fazer seu trabalho.

Contudo, o que agora se descobriu é que as células imunes que monitoram nossos corpos para detectar sinais de perigo, as células dendríticas, são diferentes - quando elas são forçadas a uma dieta de glicose, elas na verdade se tornam melhores para estimular elementos-chave na resposta imune, os linfócitos T, ou células matadoras - que matam os invasores.

Os cientistas acreditam que isto abre novas possibilidades terapêuticas para regular as respostas imunes aos cânceres e a outras doenças relacionadas à imunidade.

"A descoberta de que as células T e as células dendríticas competem entre si pela glicose nos dá um vislumbre novo e entusiasmante de como a glicose pode regular a função celular dendrítica. Esperamos que, entendendo melhor como nutrientes como a glicose controlam a resposta imunológica, possamos desenvolver novas terapias para enfrentar uma série de doenças debilitantes relacionadas com o sistema imunológico," disse o professor David Finlay, da Faculdade Trinity de Dublin (Irlanda).

Os resultados foram publicados na revista Nature Communications.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Imunológico

Alimentação e Nutrição

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.