30/12/2022

Identificados 100.000 novos vírus desconhecidos pela ciência

Redação do Diário da Saúde
Identificados 100.000 novos vírus até então desconhecidos pela ciência
A descoberta envolveu a análise computacional de amostras coletadas em todo o mundo.
[Imagem: Uri Neri et al. - 10.1016/j.cell.2022.08.023]

Vírus desconhecidos

Usando uma base de dados global e as mais avançadas ferramentas analíticas, cientistas identificaram aproximadamente 100.000 novos tipos de vírus anteriormente desconhecidos pela ciência.

Isto representa um aumento de nove vezes na quantidade de vírus de RNA conhecidos até agora.

Esses vírus foram descobertos em amostras de solo, oceanos, lagos, esgoto, gêiseres e uma variedade de outros ecossistemas, coletados em todo o mundo, e só agora analisados em conjunto.

O professor Uri Neri e sua equipe usaram novas tecnologias computacionais para minerar informações genéticas coletadas nessas milhares de amostras diferentes. Mas eles também precisaram desenvolver um novo programa capaz de distinguir entre o material genético dos vírus de RNA e o dos hospedeiros.

Os resultados permitiram reconstruir como os vírus passaram por diversos processos de aclimatação ao longo de seu desenvolvimento evolutivo, para se adaptarem a diferentes hospedeiros.

Além de terem identificado tantos novos vírus, os pesquisadores também conseguiram especificar quais organismos eles provavelmente atacariam - ainda não há relatos de qualquer doença causada por eles, uma vez que nunca haviam sido identificados e descritos.

Vírus para nos defender

Os pesquisadores acreditam que a ampliação do conhecimento dos vírus nesse nível pode ajudar no desenvolvimento de melhores medicamentos, na proteção contra fungos e até parasitas prejudiciais à agricultura.

Além disso, a equipe conseguiu identificar vírus suspeitos de infectar vários microrganismos patogênicos, abrindo assim a possibilidade de usar vírus para controlá-los - existem vários esforços de pesquisa tentando usar vírus contra vírus.

Os vírus são parasitas genéticos, o que significa que eles precisam infectar uma célula viva para replicar sua informação genética, produzir novos vírus e completar seu ciclo de infecção. Alguns vírus são agentes causadores de doenças, mas a grande maioria deles não nos prejudica, infectando apenas células bacterianas - alguns deles até vivem dentro de nossos corpos sem que percebamos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Expansion of the global RNA virome reveals diverse clades of bacteriophages
Autores: Uri Neri, Yuri I. Wolf, Simon Roux, Nikos C. Kyrpides, Eugene V. Koonin, Uri Gophna
Publicação: Cell
Vol.: 185, Issue 21, P4023-4037
DOI: 10.1016/j.cell.2022.08.023
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Bactérias

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.