18/12/2023

Imagem do parceiro perfeito de uma mulher varia com a idade

Redação do Diário da Saúde
Imagem do parceiro perfeito de uma mulher varia com a idade
A descrição do parceiro ideal varia com a idade das mulheres - mas não varia muito.
[Imagem: Pixabay]

Parceiro ideal de uma mulher

Como as mulheres imaginam o parceiro dos seus sonhos? E como a idealização desse parceiro varia entre as mulheres com base na idade?

A Dra Laura Botzet e colegas da Universidade de Gottingen (Alemanha) queriam responder a essas perguntas, e então usaram uma grande amostra internacional de mulheres solteiras para fazer sua pesquisa - foram 20.000 mulheres solteiras, com idades entre 18 e 67 anos, de quase 150 países. Além das mulheres heterossexuais, este estudo incluiu também dois grupos frequentemente negligenciados na investigação psicológica: Mulheres bissexuais e lésbicas

A entrevista pedia para que cada voluntária avaliasse o quão eram importantes no seu parceiro ideal atributos como atratividade, gentileza e apoio, segurança financeira e sucesso, bem como educação e inteligência. Outras perguntas incluíam as idades mais jovens e mais velhas que as voluntárias gostariam de aceitar em um parceiro romântico.

A equipe descobriu que a maioria das preferências desejadas em um parceiro não apresenta variação entre mulheres de diferentes idades. No entanto, uma idade mais elevada mostrou-se associada a uma preferência por parceiros confiantes e assertivos, bem como à aceitação de uma faixa etária mais alargada e, em particular, a uma maior aceitação de um parceiro ser mais jovem do que ela.

De modo mais previsível, a idade mostrou-se associada às intenções parentais do parceiro ideal: Consistentemente alta em importância até aproximadamente os 28 anos, e diminuindo a partir de então.

Imagem do parceiro perfeito de uma mulher varia com a idade
Distribuição global de mulheres heterossexuais (n = 17.245) que participaram do estudo.
[Imagem: Botzet et al - 10.1007/s12110-023-09460-4]

Ter filhos e o amor

A maioria dos traços desejados - incluindo a preferência por um parceiro gentil e solidário - mostraram-se consistentemente importantes, independentemente da idade. Mas apareceram associações entre a idade e algumas preferências específicas.

"O que foi particularmente interessante para nós é que, para as mulheres heterossexuais até os 28 anos, a importância do parceiro ideal querer ser ou tornar-se pai permaneceu igualmente elevada, mas diminuiu a partir de então," disse Botzet.

Tanto as teorias evolucionistas como a investigação psicológica sobre o "relógio biológico" sugerem um declínio no interesse reprodutivo mais tardio, por volta dos 40 e 50 anos, quando as mulheres se aproximam do final da sua fase reprodutiva. Esta diminuição precoce e inesperada (28 anos) pode estar ligada a mudanças nos planos de vida, com as mulheres mais jovens reavaliando os objetivos familiares, enquanto as mulheres mais velhas, que já têm filhos, dão prioridade a diferentes aspectos da relação.

"O que acontece é que o amor não é totalmente sem idade; ele é matizado. A idade de uma mulher está relacionada a certos aspectos do parceiro desejado, como a preferência por parceiros com intenções parentais mais fortes ou a idade ideal de um parceiro. Esses insights são emocionantes porque desafiam as noções convencionais de como a idade está ligada à forma como as mulheres imaginam o parceiro dos seus sonhos," concluiu Botzet.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The Link Between Age and Partner Preferences in a Large, International Sample of Single Women
Autores: Laura J. Botzet, Amanda Shea, Virginia J. Vitzthum, Anna Druet, Maddie Sheesley, Tanja M. Gerlach
Publicação: Human Nature
DOI: 10.1007/s12110-023-09460-4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sentimentos

Saúde da Mulher

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.