22/08/2023

Infecção com variante ômicron aumenta suscetibilidade a futuras infecções por covid

Redação do Diário da Saúde
Infecção com variante ômicron aumenta suscetibilidade a futuras infecções por covid
Por alguma razão ainda desconhecida, a infecção com a ômicron aumenta muito a chance de ser infectado por outra variante.
[Imagem: Breznik et al. - 10.1016/j.eclinm.2023.102148]

Enigma da ômicron

Em vez de conferir imunidade contra futuras infecções, como é regra geral com as infecções virais, a infecção com a primeira onda da variante ômicron da covid deixou as pessoas muito mais vulneráveis à reinfecção durante a segunda onda da mesma cepa.

A descoberta surpreendente, envolvendo 750 idosos vacinados, mostra que ainda não compreendemos quais os mecanismos algumas variantes da ômicron usam para escapar do sistema imunológico.

Especificamente, ter sido infectado durante a primeira onda, causada pelas variantes ômicron BA.1 e BA.2, tornou os idosos mais suscetíveis a infecções na terceira onda, causada pela variante ômicron BA.5.

Surpreendentemente, as pessoas que tiveram uma infecção com uma variante inicial da ômicron ficaram muito mais suscetíveis a serem reinfectadas do que as pessoas que nunca tiveram uma infecção, exatamente o oposto do esperado.

"Esta pesquisa destaca a necessidade de vigilância contínua e ressalta a importância das medidas preventivas contínuas contra a covid-19," disse o Dr. Dawn Bowdish, da Universidade McMaster (Canadá). "Devemos permanecer cautelosos e proativos em nossa abordagem para proteger a saúde pública."

Os pesquisadores pedem que as pessoas não assumam imunidade de uma infecção anterior por ômicron e permaneçam vigilantes para evitar a propagação do vírus mesmo com essas variantes mais antigas.

"Nossos atuais calendários de vacinas são baseados na suposição de que ter tido uma infecção fornece algum nível de proteção contra infecções futuras, mas nosso estudo mostra que isso pode não ser verdadeiro para todas as variantes para todas as pessoas," concluiu Bowdish.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Early Omicron infection is associated with increased reinfection risk in older adults in long-term care and retirement facilities
Autores: Jessica A. Breznik, Ahmad Rahim, Ali Zhang, Jann Ang, Hannah D. Stacey, Hina Bhakta, Rumi Clare, Li-Min Liu, Allison Kennedy, Megan Hagerman, Tara Kajaks, Matthew S. Miller, Ishac Nazy, Jonathan L. Bramson, Andrew P. Costa, Dawn M.E. Bowdish
Publicação: EClinicalMedicine
DOI: 10.1016/j.eclinm.2023.102148
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Sistema Imunológico

Epidemias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.