18/07/2023

Inteligência Artificial tem mais criatividade que 99% dos humanos

Redação do Diário da Saúde
Inteligência Artificial mostra criatividade e pensamento original
Mas cuidado, porque a inteligência Artificial é boa em gerar verdades e ótima em gerar mentiras.
[Imagem: Alexandra_Koch/Pixabay]

Criatividade artificial

Os programas de inteligência artificial, como ChatGPT e Bard, têm mostrado seus talentos escrevendo de textos científicos a defesas de advocacia, mas será que eles podem bater os humanos quando o assunto é criatividade?

Não apenas podem, como já se colocaram no topo, igualando o 1% dos pensadores humanos mais criativos em um teste padrão.

Pesquisadores usaram os Testes Torrance de Pensamento Criativo, uma ferramenta bem conhecida, usada há décadas para avaliar a criatividade humana.

Eles aplicaram o teste a oito respostas geradas pelo ChatGPT, o aplicativo alimentado pelo mecanismo de inteligência artificial GPT-4, e também as respostas de um grupo de controle de 24 alunos da Universidade de Montana (EUA) que frequentavam um curso de empreendedorismo.

Ambas as pontuações foram comparadas com as de 2.700 estudantes universitários em todo o país (EUA), que fizeram o mesmo teste em 2016, antes do surgimento das ferramentas de inteligência artificial.

Criativo e original

Os resultados colocaram o ChatGPT na elite da criatividade. O aplicativo de IA ficou no percentil superior (1% melhor) em fluência - a capacidade de gerar um grande volume de ideias - e em originalidade - a capacidade de apresentar novas ideias. A IA caiu um pouco - para o 97º percentil - em termos de flexibilidade, a capacidade de gerar diferentes tipos e categorias de ideias.

"Para o ChatGPT e o GPT-4, mostramos pela primeira vez que ele está entre os primeiros 1% em originalidade. Isso é algo novo," disse o professor Erik Guzik.

Os pesquisadores se disseram surpresos com o quão bem o programa gerou ideias originais, que é uma marca registrada da imaginação humana.

"Para mim, criatividade é fazer as coisas de maneira diferente," disse Guzik. "Uma das definições de empreendedorismo que adoro é que ser empreendedor é pensar de maneira diferente. Portanto, a IA pode nos ajudar a aplicar o mundo do pensamento criativo aos negócios e ao processo de inovação, e isso é fascinante para mim."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Criatividade

Softwares

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.