29/09/2023

Inteligência Artificial supera maioria dos humanos em tarefas de pensamento criativo

Redação do Diário da Saúde
Inteligência Artificial supera maioria dos humanos em tarefas de pensamento criativo
O resultado desta nova pesquisa é um pouco mais equilibrado do que um estudo anterior, que concluiu que a Inteligência Artificial tem mais criatividade que 99% dos humanos.
[Imagem: Alexandra_Koch/Pixabay]

Pensamento divergente

Os programas de inteligência artificial do tipo pergunta e resposta, como o ChatGPT (OpenAI e Microsoft) e o Bard (Google), já superam o ser humano médio em tarefas de pensamento criativo.

Nos testes, os bate-papos automatizados, alimentados pelos sistemas conhecidos como grandes modelos de linguagem, ganharam da média dos voluntários em tarefas nas quais era necessário elaborar usos alternativos para objetos do cotidiano, uma tarefa que é um exemplo típico de pensamento divergente.

O pensamento divergente é um tipo de processo de pensamento comumente associado à criatividade, envolvendo a geração de muitas ideias ou soluções diferentes para uma determinada tarefa.

Ele é comumente avaliado com a Tarefa de Usos Alternativos (TUA), na qual os participantes precisam encontrar o maior número possível de usos alternativos para um objeto do cotidiano em um curto período de tempo. As respostas são pontuadas em quatro categorias diferentes: Fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração.

Integração da IA ao processo criativo

Mika Koivisto e Simone Grassini, da Universidade Turku (Finlândia), compararam as respostas de 256 participantes humanos com as de três chatbots de IA (ChatGPT3, ChatGPT4 e Copy.Ai) em tarefas de usos alternativos para quatro objetos: Uma corda, uma caixa, um lápis e uma vela. A originalidade das respostas foi avaliada classificando-as em termos de criatividade e distância semântica (quão intimamente relacionada a resposta estava com o uso original do objeto).

Em média, as respostas geradas pelos bate-papos de IA obtiveram pontuações significativamente mais altas do que as respostas humanas, tanto para distância semântica (0,95 vs 0,91) quanto para criatividade (2,91 vs 2,47). As respostas humanas tiveram um alcance muito maior em ambas as medidas - as pontuações mínimas foram muito mais baixas do que as respostas da IA, mas as pontuações máximas foram geralmente mais altas. A melhor resposta humana superou a melhor resposta de cada bate-papo em sete das oito categorias de pontuação.

Estes resultados indicam que os bate-papos de IA já podem gerar ideias criativas pelo menos tão boas quanto o ser humano médio. Contudo, as pesquisadoras observam que consideraram apenas o desempenho em uma única tarefa associada à avaliação da criatividade. Mas elas já propõem que pesquisas futuras explorem como a IA pode ser integrada ao processo criativo para melhorar o desempenho humano.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Best humans still outperform artificial intelligence in a creative divergent thinking task
Autores: Mika Koivisto, Simone Grassini
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 13, Article number: 13601
DOI: 10.1038/s41598-023-40858-3
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Criatividade

Educação

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.