12/12/2023

Jovens são mais vulneráveis aos fatores de risco cardiovascular

Redação do Diário da Saúde
Jovens são mais vulneráveis aos fatores de risco cardiovascular
Reconstrução ultrassonográfica tridimensional de uma artéria carótida em um participante do estudo aparentemente saudável. A imagem superior mostra a situação no momento do primeiro exame de imagem, quando não foram detectadas placas ateroscleróticas. A imagem inferior mostra a mesma artéria seis anos depois, quando foram detectadas várias placas.
[Imagem: CNIC]

Aterosclerose subclínica

Os médicos e cientistas trabalham duro para identificar e anunciar os fatores de riscos para os diversos problemas de saúde, mas parece que os fatores nem sempre têm a mesma importância para todas as pessoas.

Guiomar Mendieta e colegas da Espanha e dos EUA acabam de descobrir que as pessoas jovens são mais suscetíveis aos efeitos dos fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose.

Segundo a equipe, esta descoberta "destaca a necessidade de implementar um controle agressivo dos fatores de risco cardiovasculares em idades mais jovens, exigindo uma mudança nas estratégias de prevenção primária para incluir a vigilância da aterosclerose subclínica e o controle precoce dos fatores de risco cardiovascular".

A aterosclerose envolve o acúmulo de placas de gordura nas artérias, podendo causar estreitamento ou bloqueio das artérias, por sua vez causando problemas sérios, como ataque cardíaco ou derrame. Já a aterosclerose subclínica é a condição em que há acúmulo de placas de gordura nas artérias mas não há sintomas.

Quanto mais jovem, maior o risco

A aterosclerose subclínica progride frequentemente em indivíduos de meia-idade, especialmente se os níveis de colesterol LDL e a pressão arterial estiverem ligeira ou moderadamente elevados. A progressão da doença pode ser interrompida se os fatores de risco forem geridos desde o princípio, mas isto é difícil porque a ausência de sintomas deixa a condição silenciosa.

Isto se torna mais preocupante agora que a equipe demonstrou que mesmo aumentos moderados da pressão arterial e do colesterol têm um impacto muito mais pronunciado na progressão da aterosclerose em pessoas mais jovens do que em adultos maduros ou mais velhos.

Enquanto não descobrem sinais que possam indicar a condição nessas pessoas mais jovens, os cientistas recomendam exames preventivos e acompanhamento criterioso. "Estes resultados apontam o caminho para abordagens personalizadas que utilizem tecnologia de imagem para monitorar a presença e a progressão da aterosclerose silenciosa e oriente a intensidade do controle dos fatores de risco," disse o Dr. Borja Ibáñez, coordenador do estudo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Determinants of Progression and Regression of Subclinical Atherosclerosis over Six years
Autores: Guiomar Mendieta, Stuart Pocock, Virginia Mass, Andrea Moreno, Ruth Owen, Inés García-Lunar, Beatriz López-Melgar, Jose J. Fuster, Vicente Andres, Cristina Pérez-Herreras, Hector Bueno, Antonio Fernández-Ortiz, Javier Sanchez-Gonzalez, Ana García-Alvarez, Borja Ibáñez, Valentin Fuster
Publicação: Journal of the American College of Cardiology
Vol.: 82 (22) 2069-2083
DOI: 10.1016/j.jacc.2023.09.814
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Circulatório

Coração

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.