Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

15/03/2016

Lente de contato retarda progressão da miopia

Redação do Diário da Saúde
Lente de contato retarda progressão da miopia
A lente de contato progressiva altera as imagens geradas nas laterais. [Imagem: UPC]

Imagens periféricas

Jaume Paune, da Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha) desenvolveu uma nova lente de contato que, em até 43% dos casos, interrompe a progressão da miopia.

A nova lente de contato, feita com o mesmo material das lentes de contato normais, muda o foco da imagem que atinge a periferia da retina.

"Não existe nenhuma outra lente de contato progressiva comercializada no mundo com esta eficácia e, por isso, eu acho que ela terá um grande impacto imediato, especialmente entre a população mais jovem," disse Paune.

Progressão da miopia

A lente de contato inovadora controla o foco periférico para retardar a progressão da miopia. Seu desenho é baseado em uma modificação contínua da potência de refração, que difere significativamente das lentes tradicionais.

"O projeto é baseado em estudos que mostraram que, embora uma pessoa veja bem de longe, isto é, em sentido reto e à frente, as laterais continuam a ver imagens, mas desfocadas. Este efeito faz com que a miopia continue a progredir.

"Por isso, a lente de contato que desenvolvi é radicalmente diferente das convencionais. Estas tentam corrigir a miopia modificando o centro da retina; a nova [lente] modifica a imagem no centro e também nas laterais, ou seja, em toda a extensão da retina," explica o pesquisador.

A lente foi validada em um primeiro ensaio clínico com 100 pacientes do Centro Marsden e da Faculdade de Optometria de Terrassa (Espanha) e da Universidade do Minho (Portugal).

Os resultados positivos foram obtidos em crianças e jovens.


Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Prevenção

Próteses

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?