30/08/2022

Lentes de contato inteligentes detectarão câncer, infecções e lesões

Redação do Diário da Saúde
Lentes de contato inteligentes detectarão câncer, infecções e lesões
A lente de contato captura biomarcadores presentes nas lágrimas, que indicam a ocorrência de diferentes doenças, incluindo o câncer.
[Imagem: TIBI]

Lente de contato que faz exame

Uma nova lente de contato que pode capturar e analisar nossas lágrimas pode se tornar o novo método para fazer exames de saúde práticos, não invasivos e de longo prazo.

Para isso, a lente de contato foi projetada para detectar exossomas, vesículas minúsculas, medidas em nanômetros, encontradas nas secreções corporais. E vesículas específicas podem funcionar como biomarcadores de diagnóstico, detectando doenças como o câncer.

A lente foi projetada com microcâmaras ligadas a anticorpos, que podem capturar exossomas encontrados nas lágrimas. Conjugada com um anticorpo (ACSM-CL), ela pode ser configurada para detectar anticorpos específicos, marcados com nanopartículas, que podem então ser visualizados.

Isso oferece uma ferramenta de diagnóstico que é fácil, rápida, sensível, econômica e não invasiva, além de uma plataforma inédita para pré-triagem do câncer.

Exossomas

Os exossomas são formados na maioria das células e secretados em muitos fluidos corporais, como plasma, saliva, urina e lágrimas.

Por muito tempo os cientistas pensaram que eles seriam pequenos sacos de lixo, carregando materiais indesejados de suas células de origem, mas hoje se sabe que os exossomas podem transportar diferentes biomoléculas entre as células.

Há uma grande quantidade de proteínas superficiais nos exossomas - algumas que são comuns a todos os exossomas e outras que são aumentadas em resposta ao câncer, infecções virais ou lesões. Além disso, exossomas derivados de tumores podem influenciar fortemente a regulação, progressão e metástase do tumor.

A equipe então otimizou procedimentos para ligar um anticorpo de captura em microcâmaras construídas em uma lente de contato, e um anticorpo de detecção diferente (controle positivo), ligado a nanopartículas de ouro que podem ser visualizadas espectroscopicamente.

"Os exossomas são uma rica fonte de marcadores e biomoléculas que podem ser alvejados para diversas aplicações biomédicas. A metodologia que nossa equipe desenvolveu facilita muito nossa capacidade de explorar essa fonte," disse o Dr. Ali Khademhosseini, do Instituto Terasaki de Inovação Biomédica (EUA).

Checagem com artigo científico:

Artigo: A microchambers containing contact lens for the non-invasive detection of tear exosomes
Autores: Shaopei Li, Yangzhi Zhu, Reihaneh Haghniaz, Satoru Kawakita, Shenghan Guan, Jianjun Chen, Zijie Li, Kalpana Mandal, Jamal Bahari, Shilp Shah, Juchen Guo, Heemin Kang, Wujin Sun, Han-Jun Kim, Vadim Jucaud, Mehmet R. Dokmeci, Pete Kollbaum, Chi Hwan Lee, Ali Khademhosseini
Publicação: Advanced Functional Materials
DOI: 10.1002/adfm.202206620
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Prevenção

Olhos e Visão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.