Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

01/04/2015

Liberado medicamento inovador contra a hepatite C

Com informações do Ministério da Saúde

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o registro do medicamento sofosbuvir, para o tratamento da hepatite C crônica.

Esse é o terceiro medicamento aprovado pela Anvisa em 2015 para o tratamento da doença. O primeiro foi o daclatasvir, aprovado em janeiro e o segundo foi o simeprevir, registrado em março.

Juntos, esses três remédios compõem um novo e eficiente tratamento para a hepatite C, com um percentual de cura de cerca de 90%.

"Toda questão de que a gente agora está curando 90% das pessoas já é um diferencial bastante importante, tão importante quanto isso é o fato de que o medicamento agora não precisa mais ser feito de maneira injetável; a pessoa ia ao serviço de saúde semanalmente pra fazer a injeção, ela pode tomar o medicamento oral em casa," disse Fábio Mesquita, do Ministério da Saúde.

Além do aumento do percentual de cura e da forma oral, os novos remédios apresentam menos efeitos colaterais e um período menor de tratamento.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de um milhão e setecentas mil pessoas estão infectadas pelo vírus da hepatite C.


Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Saúde Pública

Tratamentos

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?