12/03/2012

Quer limitar sua agressividade? Pratique o autocontrole

Redação do Diário da Saúde

Não se irrite

Sentir irritação e raiva de outras pessoas é algo que faz parte da vida diária, mas a grande maioria das pessoas, felizmente, não age seguindo esses impulsos.

O que nos mantém na linha e evita que saiamos por aí agredindo as pessoas? O autocontrole.

Os criminalistas e sociólogos avaliam que a maioria dos crimes é cometida quando surge uma oportunidade e o autocontrole falha.

O que os pesquisadores agora demonstraram é que é possível tanto reforçar quanto enfraquecer seu autocontrole, dependendo de seus hábitos e de treinamento.

Treinar o autocontrole

O psicólogo australiano Thomas Denson coordenou uma equipe internacional que realizou um levantamento sistemático das pesquisas psicológicas realizadas sobre impulsividade, agressividade e autocontrole e concluíram que os estudos deixam claro que é possível treinar o autocontrole.

De um lado, é possível minar o autocontrole de uma pessoa impondo-lhe proibições tão simples quanto dizer que não lhe é permitido pegar um dos biscoitos que estão à sua frente.

Outro estudo mostrou que a capacidade humana de autocontrole é limitada e desgasta-se rapidamente.

Por outro lado, experimentos mostraram que é possível praticar o autocontrole da mesma forma que se pratica piano.

Trocando as mãos

Isto ficou muito patente em um experimento inovador que colocou pessoas durante duas semanas fazendo tarefas com suas mãos não-dominantes - ou seja, canhotos tinham que usar só a mão direita, e destros tinham que usar só a mão esquerda.

Foi um festival de derramar café na roupa, não conseguir girar a maçaneta das portas e se embananar totalmente com o mouse.

Isso exigiu que os voluntários desenvolvessem e praticassem o autocontrole.

Depois de duas semanas, todos melhoraram muito nos testes de controle da agressividade, em relação a eles mesmos antes do treinamento - por exemplo, eles foram muito menos propensos a responder a insultos.

Habilidade de controlar-se

"Para mim, a descoberta mais interessante que resultou deste estudo é que se você der às pessoas agressivas a oportunidade para melhorar seu autocontrole, elas se tornarão menos agressivas," disse o Dr. Denson.

Segundo ele, não é que as pessoas agressivas não queiram se controlar; é que elas não são boas em fazer isso.

Felizmente, os estudos mostram que é possível ensiná-las essa habilidade.

Para os pais preocupados com a agressividade de seus filhos, por outro lado, é necessário ter um pouco de cautela:

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Emoções

Violência

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.