Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

10/08/2012

Luz azul regula relógio biológico de trabalhadores noturnos

Redação do Diário da Saúde
Luz azul regula relógio biológico de motoristas e trabalhadores noturnos
Embora haja inúmeros trabalhos científicos mostrando o valor da cromoterapia, a interpretação dos pesquisadores canadenses é de que uma luz azul suave simula o céu e engana o corpo, fazendo-o pensar que é dia.[Imagem: Université Laval]

Luz do sono

Pesquisadores canadenses desenvolveram uma luz azul que ajuda os trabalhadores noturnos a regular seus relógios biológicos e dormir o sono que precisam, mas apenas quando podem realmente dormir.

De policiais e bombeiros a operários de fábricas e caminhoneiros, muitos trabalhadores usam uma variedade de truques - incluindo café, energéticos e medicamentos - para manterem-se alertas durante a noite e dormir quando o sol está brilhando.

Mas agora, ficar acordado durante o trabalho noturno, e conseguir efetivamente dormir durante o dia, pode ser uma questão de usar um abajur especial.

Azul do sono

"Os trabalhadores de turnos e suas famílias sabem o preço que esse estilo de vida pode cobrar da saúde," disse Marc Hébert, da Universidade de Laval, coordenador da pesquisa.

"Estamos usando a luz para ajudar a ajustar os corpos das pessoas de uma forma mais natural - sem a necessidade de ingerir muita cafeína ou comprimidos," explicou.

Embora haja inúmeros trabalhos científicos mostrando o valor da cromoterapia, a interpretação dos pesquisadores canadenses é de que uma luz azul suave simula o céu e engana o corpo, fazendo-o pensar que é dia.

Mais tarde, óculos especiais são usados para bloquear a luz azul, dando ao corpo um sinal de que seria noite.

Isso faz com que o corpo relaxe e se prepare para dormir.

Sempre alerta

A luz azul também tem o potencial para ajudar a aliviar a fadiga dos motoristas e tornar as ruas e rodovias mais seguras.

Estimativas dão conta de que 20% dos acidentes de trânsito fatais são causados pelo cansaço dos motoristas.

Garantir que os trabalhadores voltem para casa em segurança significa garantir que eles não vão cochilar ao volante durante o seu trajeto.

A luz azul também poderá ser usada por caminhoneiros, pilotos de avião e outras pessoas que precisam evitar o sono e manter-se alertas ao volante ou no controle de outros equipamentos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Trabalho e Emprego

Terapias Alternativas

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão