Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

25/07/2016

Massas engordam? Não, massas ajudam a manter o peso

Redação do Diário da Saúde
Massas associadas com dieta mediterrânea ajudam a não engordar
Os benefícios do macarrão e outras massas parecem estar associados com a dieta mediterrânea.[Imagem: Archon6812/Wikipedia]

Macarrão contra a obesidade

Quando se trata de manter o peso, as massas não têm uma boa reputação: o que mais se ouve é que o macarrão e assemelhados engordam.

Parece que não é bem assim, pelo menos não de acordo com dois grandes estudos epidemiológicos feitos com mais de 23.000 cidadãos italianos.

O resultado surpreendente é que o consumo de massas mostrou-se associado com um menor risco de obesidade, tanto geral quanto abdominal.

"Ao analisar os dados antropométricos dos participantes e os seus hábitos alimentares, observamos que o consumo de massas, ao contrário do que muitos pensam, não está associado com um aumento do peso corporal, antes pelo contrário. Nossos dados mostram que saborear massas de acordo com as necessidades individuais contribui para um índice de massa corporal saudável, menor circunferência da cintura e melhor relação cintura-quadril," explicou o Dr. George Pounis, do Instituto Neuromed em Pozzilli (Itália).

Dieta Mediterrânea

O que parece fazer diferença é que, na Itália, o consumo de massas está associado com a comprovadamente saudável dieta mediterrânea.

A dieta mediterrânea é um dos regimes nutricionais mais saudáveis sob os mais variados aspectos, incluindo o controle do peso corporal.

Embora muito se tenha estudado sobre seus diversos elementos constituintes - como azeite de oliva, peixes, castanhas etc. - quase nenhuma atenção havia sido dada ao papel específico de um componente básico presente nessa dieta, como as massas - ou carboidratos.

"Na visão popular, considera-se que as massas não são adequadas quando você quer perder peso. E algumas pessoas as banem completamente de suas refeições. À luz desta pesquisa, podemos dizer que esta não é uma atitude correta. Estamos falando de um componente fundamental da tradição mediterrânica italiana, e não há nenhuma razão para ficar sem elas," disse Licia Iacoviello, coautora do estudo.

Os resultados foram publicados na revista Nutrition and Diabetes.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Atividades Físicas

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?