22/06/2018

Composto da medicina alternativa é verdadeiro elixir da juventude

Redação do Diário da Saúde
Composto da medicina alternativa é verdadeiro elixir da juventude
O "elixir da juventude" usado para aumentar a longevidade dos animais de laboratório, chamado triphala, inclui plantas como a amalaki (Phyllanthus emblica).
[Imagem: L. Shyamal/Wikimedia]

Não é só o que você come

O ditado afirma que "você é o que você come", ainda que talvez seja mais exato dizer que sua saúde corporal refletirá sua alimentação.

Mas, à medida que se firma o conhecimento de que não somos exatamente um corpo único, mas um condomínio que inclui mais bactérias do que células, fica mais claro que a saúde do nosso corpo depende também do que comem as bactérias que vivem em nosso trato intestinal.

Se isso é importante? Isso pode influenciar como e o quanto você envelhece.

Elixir da juventude real

Susan Westfall e Satya Prakash, da Universidade McGill (EUA), alimentaram animais de laboratório com uma combinação de probióticos e um suplemento de ervas chamado triphala - um simbiótico, feito de probióticos com um suplemento rico em polifenóis.

Os simbióticos são ingredientes alimentares ou dietéticos combinando probióticos e prebióticos, que por sua vez atuam em sinergia.

O composto prolongou a longevidade das cobaias em 60% e as protegeu contra doenças crônicas associadas ao envelhecimento.

As moscas da fruta alimentadas com o simbiótico viveram até 66 dias - 26 dias a mais do que as que não receberam o suplemento. Esses animais também apresentaram características reduzidas de envelhecimento, medidas por indicadores como resistência à insulina, inflamação e estresse oxidativo.

"Os probióticos alteram drasticamente a arquitetura da microbiota intestinal, não apenas em sua composição, mas também em relação à forma como os alimentos que consumimos são metabolizados. Isso permite que uma única formulação probiótica atue simultaneamente sobre várias vias de sinalização bioquímica para gerar amplos efeitos fisiológicos benéficos, e explica por que a única formulação que apresentamos neste estudo tem um efeito tão dramático sobre tantos marcadores diferentes.

"Os efeitos em humanos provavelmente não serão tão dramáticos, mas nossos resultados definitivamente sugerem que uma dieta incorporando especificamente triphala junto com esses probióticos promoverá uma vida longa e saudável," disse Satya Prakash.

Medicina Ayurveda

A equipe afirma em seu artigo, publicado na revista científica Nature Scientific Reports, que os resultados podem ser explicados pelo "eixo intestino-cérebro", um sistema de comunicação bidirecional entre os microrganismos que residem no trato gastrointestinal - a microbiota - e o cérebro.

Nos últimos anos, vários estudos vêm demonstrando que o eixo cérebro-intestino está envolvido em alterações neuropatológicas e em várias condições, como síndrome do intestino irritável, neurodegeneração e até depressão.

Triphala

O suplemento à base de plantas utilizado no estudo, triphala, é uma formulação feita a partir de amalaki (Phyllanthus emblica), bibhitaki (Terminalia bellirica) e haritaki (Terminalia chebula), frutas usadas na Medicina Ayurveda, uma forma de medicina tradicional indiana.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Terapias Alternativas

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.