Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

25/04/2012

Médicos suspendem atendimento a planos de saúde

Com informações da Agência Brasil

Paralisação

Médicos credenciados não atenderão por planos de saúde nesta quarta-feira.

A manifestação está marcada por um período de 24 horas e envolve tanto consultas quanto outros procedimentos eletivos.

A paralisação está ocorrendo em dez estados - Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.

Além desses, haverá paralisação na Paraíba, com suspensão do atendimento apenas pela manhã, e no Piauí, onde a ação deve durar 72 horas.

Advertência aos planos de saúde

Hoje foi escolhido como o Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde.

"Em termos de valores, os planos são responsáveis por cerca de 55% de tudo o que é gasto com saúde no país, segundo o CFM. "Com um financiamento desses, era para estar tudo melhor", disse Tibiriçá. "Mas essa não é a percepção dos consumidores e dos médicos", completou.

De acordo com o diretor da Federação Nacional dos Médicos, Márcio Bichara, em torno de 1,2 milhão de pessoas contrataram um plano de saúde entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011.

"O país está crescendo, a economia está crescendo e, cada vez mais, é um anseio da população ter um plano de saúde. Mas esse plano tem que ser digno, porque ele não é barato. O usuário está sendo enganado quando compra o plano, porque não tem uma rede adequada para o seu atendimento," afirmou.

Reclamações contra os planos de saúde

O crescimento na venda de planos de saúde não foi acompanhado do aumento no número de médicos, leitos e hospitais credenciados.

A situação, de acordo com Aloísio Tibiriçá, faz com que o tempo médio de espera para uma simples consulta chegue a três semanas.

Uma proposta de negociação oficial será apresentada amanhã pela categoria à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Entre os principais itens estão reajuste anual, multa para atraso no pagamento dos profissionais de saúde e abertura para negociação com entidades médicas.


Ver mais notícias sobre os temas:

Planos de Saúde

Atendimento Médico-Hospitalar

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?