20/09/2022

Memória capaz de lembrar de tudo não gera maior criatividade

Redação do Diário da Saúde
Memória capaz de lembrar de tudo não gera maior criatividade
Curiosamente, a memória autobiográfica sozinha não é uma boa ferramenta para a criatividade.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Memória e criatividade

Ainda há muito para descobrir sobre a relação entre a memória e a criatividade, mas os cientistas têm proposto que as ideias criativas poderiam resultar da recombinação flexível de conceitos que a pessoa mantém na memória.

De fato, vários estudos comportamentais e neurocientíficos dão suporte a essa hipótese ao demonstrarem uma ligação entre a memória episódica e o pensamento divergente, que também se acredita ser a base para o aparecimento de ideias criativas.

Para esclarecer melhor as coisas, Sarah Daviddi e colegas de universidades da Itália e dos EUA se propuseram a estudar a relação entre a criatividade e a memória autobiográfica - a lembrança dos mais ínfimos pormenores da sua vida cotidiana.

A proposta era descobrir se tem quem melhor memória autobiográfica poderia ter maior criatividade.

De modo um tanto surpreendente, os resultados demonstraram que não.

Memória autobiográfica

Os pesquisadores avaliaram o pensamento criativo divergente e convergente em um grupo de 14 "indivíduos raros", que apresentam um fenômeno conhecido como "memória autobiográfica altamente superior", ou MAAS - eles são também conhecidos como pessoas que nunca se esquecem.

Esse grupo seleto foi então comparado com um grupo de controle, composto por 28 voluntários que apresentam memória "normal", ou típica.

Os resultados revelaram que, embora os participantes do grupo MAAS tenham sido superiores na recordação de eventos autobiográficos em comparação ao grupo de controle, não foram observadas diferenças significativas entre os dois grupos no que diz respeito às três medidas de criatividade usadas pelos pesquisadores - Tarefa de Usos Alternativos, Tarefa de Consequências e Tarefa de Associados Remotos.

A equipe multidisciplinar levanta a hipótese que a esperada criatividade não se concretiza porque esses indivíduos estariam "compulsiva e estreitamente focados na consolidação e recuperação de eventos autobiográficos", não sobrando espaço para pensar fora da caixa.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Individuals with highly superior autobiographical memory do not show enhanced creative thinking
Autores: Sarah Daviddi, William Orwig, Massimiliano Palmiero, Patrizia Campolongo, Daniel L. Schacter, Valerio Santangelo
Publicação: Memory
DOI: 10.1080/09658211.2022.2094416
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Criatividade

Memória

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.