Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

06/08/2014

Ministério da Saúde inclui clínicas universitárias no SUS

Com informações da Agência Saúde

O Ministério da Saúde vai autorizar estudantes do curso de odontologia a trabalharem no Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa, realizada em parceria com o Ministério da Educação e intitulada GraduaCEO, possibilitará que os universitários acompanhem o trabalho das Equipes de Saúde Bucal desde o início do curso e realizem procedimentos odontológicos nas etapas finais da graduação, com orientação dos professores.

A expectativa do governo federal é que a iniciativa amplie o acesso da população aos serviços de saúde bucal e permita uma formação profissional mais próxima da realidade e da saúde pública brasileira, qualificando a assistência.

Para a ação, o Ministério da Saúde investirá R$ 2,4 milhões de recurso para implantação de 30 clínicas odontológicas dentro das universidades, além de R$ 27 milhões de recursos para custeio dessas clínicas até o fim de 2015.

A expectativa é que 15 universidades façam adesão ao GraduaCEO até o fim de 2014, o que projeta a realização de 40,5 mil procedimentos odontológicos a mais por mês na rede pública de saúde.

Todas as clínicas contarão com cinco especialidades odontológicas (estomatologia, periodontia, endodontia, cirurgia e atendimento a pacientes com necessidades especiais) e laboratório de patologia, além de ofertarem próteses dentárias e realizarem procedimentos de atenção básica (como aplicação de flúor).

Caberá ao Ministério da Educação garantir a implantação nos currículos acadêmicos dos princípios de cuidado integral do Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria prevê ainda a distribuição de cinco mil cadeiras odontológicas para os estabelecimentos de saúde bucal que compõem a rede pública.


Ver mais notícias sobre os temas:

Atendimento Médico-Hospitalar

Saúde Bucal

Educação

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Nanoestrelas matam bactérias sem desenvolver resistência

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento