01/06/2023

Vivemos mais, mas não estamos morrendo bem

Redação do Diário da Saúde

Morrer bem

Nós estamos vivendo cada vez mais, mas, quando chega a hora de morrer, a medicina moderna não está conseguindo fazer a coisa certa.

A conclusão de uma equipe liderada pelo Dr. Marcus Ebeling, do Instituto Karolinska, que estudou todos os registros de morte da população da Suécia, é que as pessoas estão passando muito mais tempo morrendo do que seria recomendável por qualquer critério.

A maioria das mortes não corresponde ao que se costuma chamar de "boa morte" - quando a pessoa ainda tem controle sobre seu próprio corpo e mente e requer poucos cuidados de saúde ou cuidados paliativos.

Pesquisadores em todo o mundo têm-se preocupado com a questão, investigando há décadas se o aumento da expectativa de vida traz mais anos de vida com boa saúde ou, em vez disso, períodos mais longos de doença.

"Nossos resultados dão suporte à hipótese de que o aumento da expectativa de vida, especialmente em idades mais avançadas, se deve em parte a um processo prolongado de morte," disse Ebeling.

Cuidados desnecessários

Revendo os dados de todas as mortes na população, os pesquisadores analisaram o último ano de vida de pessoas com 70 anos ou mais.

Usando um novo desenho de estudo, a equipe identificou seis tipos diferentes de trajetórias até a morte, dependendo se e quanto de cuidados médicos e cuidados com os idosos foram necessários no último ano de vida.

"Nossos resultados mostram que a maioria das pessoas com mais de 70 anos na Suécia está em cuidados de longo prazo durante o último ano de vida," confirmou Ebeling.

Os pesquisadores contam que os cuidados médicos e de enfermagem são ainda mais comuns entre as mortes acima de 83 anos (a atual expectativa média de vida na Suécia). São essas trajetórias que são relativamente mais caras para o sistema de saúde.

Estudos como este são importantes porque é necessário contar com dados concretos sobre como as pessoas têm experimentado o fim da vida para iniciar um debate na sociedade sobre o processo da morte e o que realmente significa "morrer bem". "Esse debate está muito atrasado e estamos dando mais um passo com o nosso estudo," afirmou Ebeling.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Variation in End-of-Life Trajectories in Persons Aged 70 Years and Older, Sweden, 2018-2020
Autores: Marcus Ebeling, Anna C. Meyer, Karin Modig
Publicação: American Journal of Public Health
DOI: 10.2105/AJPH.2023.307281
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Qualidade de Vida

Ética

Tratamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.