Mulheres já descobrem câncer mais cedo

Descoberta a tempo

Levantamento feito pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) mostra que 60% das mulheres chegam ao hospital com a doença diagnosticada ainda no estágio inicial.

O diagnóstico precoce permite tratamentos mais eficazes e menos agressivos.

"Nossos números comprovam que as mulheres estão, sim, mais atentas à própria saúde, principalmente pela facilidade de acesso a informação e à prevenção," disse a oncologista Laura Testa.

Mas a especialista destaca que há espaço para melhorias, uma vez que estimativas realizadas em países mais desenvolvidos apontam para o diagnóstico precoce em 80% dos casos de cânceres femininos.

Prevenção

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), corresponde a 25% dos novos casos de tumores por ano - representando uma estimativa de mais de 57 mil novos casos somente em 2015.

"Embora sejam os mais prevalentes, os tumores de mama são passíveis de prevenção e têm grande potencial de serem diagnosticados no início. Por isso, levantamos a bandeira da conscientização sobre o tema," destaca o oncologista Paulo Hoff.


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Prevenção

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.