Mutirão contra câncer de pele reúne hospitais de todo o Brasil

Mutirão de cirurgias

O 1º Mutirão Nacional do Câncer de Pele está sendo realizado hoje (17) em hospitais públicos e privados de todo o país.

A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Como parte das ações contra o câncer de pele, o Hospital Federal de Ipanema, na zona sul da capital fluminense, realizou cirurgias em 15 pacientes.

Câncer de pele

De acordo com o chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do hospital, José Luiz Leal, a importância dessa mobilização é procurar tratar o maior número de pessoas com essa patologia.

"Quanto mais cedo o paciente faz essa cirurgia, mas rápido ele pode ter a confirmação da lesão e melhor é a reparação dos tecidos. Esses pacientes são acompanhados o tempo que for necessário, ele é acompanho para ser orientado sobre a doença", disse.

Ainda de acordo com José Leal, todos os pacientes que foram operados têm os três tipos mais comuns de câncer de pele, entre eles o carcinoma base celular, o mais frequente e menos agressivo.

A doença afeta principalmente as pessoas de olhos e pele clara e submetidas a uma exposição inadequada ao sol, cujo efeito é mais agressivo, manifestando-se com mais frequência depois dos 40 anos de idade.

Ação humanitária e filantrópica

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica informou que "o Mutirão Nacional do Câncer de Pele é uma ação humanitária e filantrópica do Departamento de Ação Social da SBCP destinada a pessoas carentes".

Ainda de acordo com a Sociedade, todos os membros da SBCP, em qualquer parte do território nacional, seja em clínicas ou hospitais públicos e privados, podem participar do mutirão, desde que não haja custo para os pacientes.


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Câncer

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.