23/10/2023

Não ataque o vírus; reforce o sistema imunológico

Redação do Diário da Saúde
Não ataque o vírus; reforce o sistema imunológico
Visão geral da técnica para estimular o sistema imunológico fraco. (A) A citocina M-CSF atua na medula óssea para promover a geração de monócitos e macrófagos, sem perturbar a formação de outras células do sistema imunológico; (B) Monócitos e macrófagos ativam células assassinas naturais para permitir que atinjam células infectadas por vírus e as matem através do contato célula-célula e da liberação de agentes tóxicos.
[Imagem: Prashanth K. Kandalla et al. - 10.15252/emmm.202317694]

Citomegalovírus

As infecções por citomegalovírus (CMV) são extremamente comuns. Embora não representem uma ameaça grave para a grande maioria das pessoas, elas podem ser mortais para pessoas cujo sistema imunológico está enfraquecido. Nesses casos, quando o corpo não consegue se defender sozinho, só dispomos de tratamentos contra infecções por CMV muito limitados e com efeitos colaterais graves.

Sem medicamentos razoáveis à disposição, uma equipe da Universidade de Tecnologia de Dresden (Alemanha) e do Centro de Imunologia de Marselha (França) estão propondo uma nova forma de proteger os pacientes mais frágeis do citomegalovírus.

"Os pacientes submetidos a transplante de medula óssea têm seu sangue e sistema imunológico totalmente substituídos pelos do doador. Nos primeiros meses após o transplante eles ficam indefesos. Não existe um tratamento ideal. Os disponíveis funcionam de forma limitada ou podem causar efeitos colaterais graves, como insuficiência renal, insuficiência hepática, surdez, sepse e outros," explica o Dr. Julien Subburayalu, membro da equipe.

Em vez de atacar o vírus, a abordagem envolve um estímulo ao sistema imunológico enfraquecido, que lhe dê força suficiente para combater o vírus por si próprio.

Ativando defesas antivirais

Em vez de atacar o vírus com tratamentos antivirais, a equipe concentrou-se em fortalecer o sistema imunológico para que ele combata o vírus.

"Nosso método intervém no nível das células-tronco do sangue do paciente para aumentar as defesas antivirais gerais. É ideal como estratégia profilática ou de intervenção geral em indivíduos imunossuprimidos," disse o Dr. Marc Dalod.

O foco é uma citocina conhecida como "fator estimulador de colônias de macrófagos" (M-CSF), uma pequena molécula sinalizadora que funciona como mensageira e ativadora do sistema imunológico. "A citocina aumenta a produção de glóbulos brancos específicos, principalmente monócitos e macrófagos," disse o Dr. Prashanth Kandalla.

Embora normalmente os monócitos e os macrófagos não sejam reconhecidos como a principal força de defesa contra os vírus, os pesquisadores descobriram que eles ativam outras células imunológicas, as chamadas células assassinas naturais, que ajudam a combater o vírus.

Agora será necessário iniciar estudos clínicos para aferir a eficácia e a segurança da terapia em pacientes humanos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: M-CSF directs myeloid and NK cell differentiation to protect from CMV after hematopoietic cell transplantation
Autores: Prashanth K. Kandalla, Julien Subburayalu, Clément Cocita, Bérengére de Laval, Elena Tomasello, Johanna Iacono, Jessica Nitsche, Maria M. Canali, Wilfried Cathou, Gilles Bessou, Noushin Mossadegh-Keller, Caroline Huber, Guy Mouchiroud, Roland P. Bourette, Marie-France Grasset, Martin Bornhäuser, Sandrine Sarrazin, Marc Dalod, Michael H. Sieweke
Publicação: EMBO Molecular Medicine
Vol.: e17694
DOI: 10.15252/emmm.202317694
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Imunológico

Vírus

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.