09/09/2022

Neuromielite óptica, doença ainda sem cura, pode levar à cegueira

Com informações do Jornal da USP
Neuromielite óptica, doença ainda sem cura, pode levar à cegueira
A doença afeta principalmente pessoas que já têm outras condições autoimunes.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Neuromielite óptica

De uma hora para outra, você apresenta problemas de visão, começando a não enxergar direito sem nenhum motivo aparente.

Fique muito atento e procure um auxílio médico, porque pode ser um caso de neuromielite óptica, uma doença rara, autoimune e ainda sem cura.

A neuromielite óptica "é uma doença autoimune do sistema nervoso central em que canais de água, chamados aquaporina 4, são atacados por anticorpos produzidos pelo próprio paciente. O aquaporina 4 é fundamental para o funcionamento normal do sistema nervoso central. Quando esse canal é bloqueado pela presença dos anticorpos, existe uma lesão, que acontece principalmente nas estruturas do sistema nervoso central, que são ricas em aquaporina 4, nos nervos ópticos, na medula espinhal e áreas que apresentam contato com o líquor no sistema nervoso central e nos vasos," explica o Dr. Tarso Adoni, da Faculdade de Medicina da USP.

Por ser uma doença autoimune, não se sabe o que a desencadeia. As mulheres são mais afetadas do que os homens pela neuromielite óptica. "Para cada nove mulheres, somente um homem desenvolve a lesão, que costuma ser detectada por volta dos 38, 40 anos. Ela é mais comum em afrodescendentes e orientais, embora possa acontecer também em caucasianos," destaca o neurologista.

Características

Essa doença apresenta duas características que se entrelaçam.

Primeiro, ela é mais comum em indivíduos que tenham outras doenças autoimunes. Assim, quem tem neuromielite óptica pode ter mais chances de um diagnóstico de miastenia gravis, lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide e síndrome de Sjögren.

Em segundo lugar, se a pessoa já tem alguma doença autoimune, ela está mais suscetível a apresentar a neuromielite óptica, que apresenta uma evolução de seus sintomas atingindo não só os olhos, mas outros órgãos.

"Os principais sintomas da neuromielite óptica são: Inflamação do nervo óptico, conhecida como neurite óptica, que ocasiona dor ao redor ou atrás do olho, com danos à visão que, em casos graves, pode levar à cegueira. A medula espinhal também pode ser atacada, ocasionando um caso de mielite, ou seja, uma inflamação que pode levar à perda de movimentos, de sensibilidade, uma sensação de aperto no abdome ou no tórax, com dificuldade para urinar e evacuar. Podem ocorrer também inflamações na região do tronco encefálico, ocasionando caracteristicamente soluços, vômitos incoercíveis e vertigens," detalhou Tarso.

Tratamentos

Há tratamentos efetivos, bastante eficazes, que buscam atenuar a resposta imunológica do portador, reduzindo a chance de que ele produza anticorpos que ataquem o seu próprio corpo.

Há medicamentos disponíveis na rede pública de saúde que podem controlar boa parte dos problemas. Somente os casos chamados de "refratários", que não respondem aos remédios disponíveis no SUS, necessitam de um tratamento mais caro.

Não há estudos definitivos sobre a patologia, mas, segundo o professor Tarso, há uma estimativa de 4 mil a 7 mil pessoas com neuromielite óptica em todo o Brasil.

Se você apresentar algum dos sintomas, procure um neurologista, uma vez que exames específicos irão ajudar em sua identificação, já que ela pode ser confundida com outras doenças.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Sistema Imunológico

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.