19/09/2012

Nomes atrativos aumentam consumo de vegetais por crianças

Redação do Diário da Saúde
Nomes atrativos aumentam consumo de vegetais por crianças
Bastou chamar as velhas e boas cenouras de Cenouras X-Ray Vision para que 66% delas fossem consumidas vorazmente pelas crianças, o dobro do normal.
[Imagem: Roy Thomas/Scott Shaw]

ATENÇÃO - RETRATAÇÃO

O artigo científico que serviu de base para a reportagem abaixo foi "retratado", o que significa que sua publicação foi cancelada por terem sido encontrados erros nos dados ou na metodologia.

O Diário da Saúde entende que, embora indesejável e enseje apurações de caráter ético, este é um procedimento natural do processo autocorretivo da ciência. Nosso artigo será mantido no ar para que o erro seja conhecido e para que nossos leitores se certifiquem de nosso compromisso com o saber científico válido.

Mais informações sobre esta retratação podem ser obtidas no site RetractionDatabase.


Cardápio de super-herói

Incentivar as crianças a comerem mais frutas e vegetais nunca foi uma tarefa fácil.

Hoje ela está mais difícil do que nunca, devido ao grande volume de propaganda a que as crianças são submetidas, que as fazem acreditar que os alimentos industrializados são sempre melhores.

Cientistas da Universidade de Cornell resolveram contra-atacar com as mesmas armas.

Eles "douraram a pílula" vegetal, dando nomes aos pratos que os fazem parecer saídos do cardápio dos super-heróis.

O resultado foi entusiasmante.

Superpoderes

Brócolis Power Punch (soco poderoso) e Cenouras X-Ray Vision (visão de raios X) foram as grandes estrelas do experimento.

Os testes foram feitos no local onde parece ser mais difícil convencer uma criança a comer vegetais, na escola, onde os coleguinhas reforçam o discurso da propaganda.

Os vegetais foram oferecidos ao lado de todas as outras opções que as crianças estavam acostumadas na cantina da escola - não houve substituição de um item do cardápio.

Mas bastou chamar as velhas e boas cenouras de Cenouras X-Ray Vision para que 66% delas fossem consumidas vorazmente, sem qualquer outro incentivo - o consumo foi de 35% quando elas eram meras cenouras, e 32% quando se tornaram o "Prato do Dia".

Psicologia dos Alimentos

"Esta pesquisa mostra que as escolas têm uma solução de baixo custo, ou até sem custo, para induzir as crianças a consumir alimentos mais nutritivos," Brian Wansink, coordenador do estudo.

"Estes resultados demonstram que o uso de nomes atraentes para os alimentos saudáveis aumenta a seleção e o consumo desses alimentos pelas crianças, e que uma intervenção dessas é robusta, eficaz e funciona em qualquer escala, sem nenhum custo," completou Wansink.

Veja outras descobertas interessantes do grupo de pesquisas do professor Wansink, que se autointitula "Psicologia dos Alimentos":

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