Produção de queijos artesanais fica mais restrita

Queijo artesanal

O Ministério da Agricultura anunciou uma nova norma que regulamenta a produção de queijo artesanal.

Não é mais qualquer propriedade que poderá se dedicar à produção de queijos artesanais - com maturação inferior a 60 dias.

A nova regra define que a produção desses queijos ficará restrita a queijarias situadas em regiões certificadas ou tradicionalmente reconhecidas.

Além disso, propriedade deve ser produtora de leite cru e com status livre de tuberculose, brucelose e controle de mastite.

Boas práticas

A propriedade produtora terá de estar em dia com as normas do Programa de Boas Práticas de Ordenha e de Fabricação, incluindo o controle dos operadores, controle de pragas e transporte adequado do produto até o entreposto.

O leite cru utilizado para a produção do queijo será analisado mensalmente, em laboratório da Rede Brasileira do Leite, para composição centesimal, contagem de células somáticas e contagem bacteriana total.

O período de maturação inferior a 60 dias será definido por pesquisas e estudos específicos, realizados por comitês técnico-científicos designados pelo ministério.


Ver mais notícias sobre os temas:

Conservação de Alimentos

Alimentação e Nutrição

Consumo Responsável

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.