Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

14/04/2015

Novo paradigma para tratar leucemia

Redação do Diário da Saúde

Aumentaram as esperanças de um medicamento que possa levar a melhores tratamentos da leucemia graças à descoberta de um composto que efetivamente mata as células do câncer em amostras de tecidos humanos e retarda a leucemia em animais de laboratório.

Os pesquisadores da Universidade de Virgínia (EUA) estão chamando sua descoberta de um "emocionante novo paradigma" para o tratamento da leucemia.

Especificidade

O composto funciona desativando uma proteína celular alterada que produz a leucemia mieloide aguda, a forma mais comum de leucemia em adultos.

Ao bloquear essa proteína, a droga permite que uma célula cancerosa detecte que está com problemas e execute sua morte programada, em vez de continuar a crescer e se espalhar.

"Esta droga que nós desenvolvemos está alvejando uma classe de proteínas que não vinha sendo um alvo importante para o desenvolvimento de medicamentos. É realmente um novo paradigma, uma nova abordagem para tentar tratar essas doenças," disse o pesquisador John Bushweller.

O entusiasmo da equipe também se explica pela especificidade do fármaco, sua capacidade de matar as células cancerosas sem afetar as células saudáveis.

Testes humanos

Tendo demonstrado a eficácia do composto em modelos animais e amostras de tecidos de pacientes humanos, a equipe agora pretende iniciar os procedimentos para testes em pessoas.

Para isso, Bushweller afirma que poderá contar com o interesse de alguma empresa farmacêutica ou procurar fundos públicos ou privados para bancar esses estudos adicionais.


Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Saúde Bucal

Sistema Circulatório

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?