09/04/2012

Nutracêuticos: Passe o licopeno

Redação do Diário da Saúde
Nutracêuticos: Passe o licopeno
Esquema da técnica de encapsulamento dos nutracêuticos em uma matriz de carboidratos.
[Imagem: Food & Function]

Alimento-medicamento

Bem-vindo ao mundo dos nutracêuticos.

Nutracêuticos são compostos que se situam entre um alimento e um remédio. Além de nutritivos, eles incrementam as funções fisiológicas e são revigorantes.

Agora, cientistas desenvolveram uma técnica que permite o encapsulamento de suplementos nutricionais concentrados, extraídos de alimentos.

A descoberta promete dar um novo impulso a esse conceito de alimento-medicamento, permitindo que as pessoas usufruam diretamente de vitaminas, antioxidantes e outros compostos.

Instabilidade dos nutracêuticos

Srinivas Janaswamy, da Universidade Purdue (EUA), conta que já existem muitos nutracêuticos no mercado, mas eles não são estruturalmente estáveis.

Calor, luz, oxigênio e outros fatores degradam esses suplementos sensíveis, tornando-os ineficazes.

"Há muitas formas de adicionar nutracêuticos aos alimentos, mas todos eles têm em comum a instabilidade, por possuírem estruturas não-rígidas," disse ele.

Fibra cristalina

Janaswamy dedicou-se então a desenvolver uma técnica que eliminasse esse inconveniente.

A solução veio por meio da criação de fibras similares a cristais, no interior das quais os nutracêuticos são incorporados, protegendo-os das influências externas e evitando que se degradem.

"Uma vez que o nutracêutico está envelopado, ele fica termicamente protegido. A técnica é aplicável a qualquer coisa, mesmo moléculas de medicamentos, vitaminas ou hormônios," conta Janaswamy.

Viabilização dos nutracêuticos

A descoberta é promissora para a viabilização de nutracêuticos como beta-caroteno, licopeno, resveratrol e vitaminas em geral.

Recentemente, cientistas brasileiros desenvolveram um nutracêutico à base de óleo de pequizeiro.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Vitaminas

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.