19/10/2017

O trabalho está estressante? Aprenda algo novo

Com informações da Umich
O trabalho está estressante? Aprenda algo novo
Para lutar contra o estresse no trabalho você pode meditar, relaxar ou fazer um curso. Mas qual é melhor?
[Imagem: Umich]

Estresse no trabalho

O estresse no trabalho pode levar a uma série de problemas para os funcionários e para as organizações.

Contra o problema, a intuição e vários estudos destacam o valor das técnicas de relaxamento, como meditação ou exercícios, para a melhoria do bem-estar e aumento da produtividade.

Mas há outra alternativa que pode funcionar até melhor em algumas situações, rendendo frutos para os trabalhadores e para as empresas.

Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) descobriram que aprender algo novo no local de trabalho gera um comportamento menos nocivo em reação ao estresse do que o relaxamento - ao menos no curto prazo.

Aprender para relaxar

Em experimentos com funcionários que trabalham em diferentes setores - finanças, saúde e educação -, David Mayer, Chen Zhang e Eun Bit Hwang, constataram que o aprendizado ameniza o estresse no trabalho.

"Quando se trata de abordar emoções e ações negativas em ambientes estressantes de trabalho, criar recursos positivos como aprender algo novo pode ser mais útil do que relaxar," disse Zhang. "Quando um indivíduo sai das atividades de relaxamento no trabalho e percebe que a situação estressante não mudou, isso pode gerar uma frustração ainda maior e a reversão dos benefícios do relaxamento".

O relaxamento é útil para ajudar os funcionários a reduzir a fadiga ou a acalmar a mente. Mas quando se trata de aplicá-lo aos problemas de desvios de comportamento no local de trabalho - grosseria e discussões, por exemplo -, os gerentes e funcionários podem não achar útil.

"Os gerentes podem querer oferecer oportunidades de aprendizado para os funcionários no dia-a-dia. Da mesma forma, os funcionários que desejam evitar que sua própria conduta fique presa e restrita aos fatores estressantes também podem procurar maneiras de aprender algo novo em seu trabalho diário," disse Zhang.

O inconveniente desta tática é que dificilmente você conseguirá ficar fazendo cursos o tempo todo, enquanto as práticas de relaxamento e meditação já foram incorporadas no dia a dia de várias empresas, tomando apenas alguns minutos diários.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Educação

Meditação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.